PUBLICIDADE

Página Principal : História


Nazismo ? O Julgamento



De 20 de novembro de 1945 a 30 de setembro de 1946, um tribunal formado por juízes das potências aliadas, EUA, URSS, Inglaterra, França; julgaram 21 dirigentes do III Reich de Adolf Hitler. Sobre estes, pesava a culpa de milhões de mortes e o devastamento da Europa. Para 10 deles a forca foi o destino. As potências aliadas não puderam punir todos os criminosos de guerra que desejavam. Adolf Hitler, José Goebbels, Heinrinch Himmler, Robert Ley e o toxicômano Herman Goering conseguiram escaper através do suicídio.

Martim Forman ? Segundo testemunhas fugiu de Berlim no justo momento em que as tropas soviéticas invadiram a cidade a at´´e hoje não se soube o seu destino. No dia 16 de outubro de 1946, porém, 10 dirigentes nazistas foram enforcados. Dos 21 homens julgados em Nuremberg, em 1972 apenas 5 estavam vivos: Rudolf Hess, na época com 77 anos, solitário prisioneiro de Spandau e Albert Sperr, Baldur Von Schirach, Karl Doennitz e Hans Fritsche que lançou o livro de memórias, Schirach e Doenitz cumpriram suas sentenças, enquanto Fritzsche foi considerado inocente e libertado após longo julgamento.

Enforcados:

Hans Frank ? Como governador geral para as regiões ocupadas da polônia, organizou um quase incontrolável regime de terror, cuja finalidade era transformar os polacos em escravos do grande império alemão, exterminando as classes sociais, que de algum modo pudessem representar ameaça futura. Foi também culpado pela deportação em massa de trabalhadores escravisados.

Alfred Jodi ? Nomeado em 1939 chefe do Estado Maior e do Alto Comando da Wermacht, participou ativamente de todos os planos agressivos alemães. Durante a guerra ratificou o ?Kommandobefehl? pelo qual todas as pessoas acusadas de suspeita de sabotagem contra tropas alemãs deveriam ser executadas. Ordenou também o fuzilamento de pilotos aliados capturados.

Wilhelm Frick ? Anti-semita furioso, foi em parte responsável por uma série de leis que haviam de servir para eliminar os judeus da economia alemã. Durante suas atividades como protetor do Reich, milhares de judeus foram enviados dos guetos para os campos de concentração. Controlou também instituições nas quais durante a guerra eram assassinados todos os deficientes mentais.

Enerst Kaltenbruner ? Exercendo um controle absoluto sobre a repartição central do serviço de segurança, foi um dos responsáveis pelo cumprimento do programa ?Soluçao Final?, no qual morreram 6 milhões de judeus. Ordenou também a execução de integrantes de comando aliado e para-quedistas.

Wilhelm Keitel ? Comandante chefe da Wehrmacht, participou ativamente da elaboração dosm planos de guera da Alemanha Hitlerista. Durante o período em que tropas nazistas mantiveram A URSS sobre seu controle, assinou uma ordem mandando matar 100 russos para cada soldado alemão que fosse atacado, contribuindo para dizimar a população civil.

Alfred Rosemberg ? Ministro no Reich para as regiões ocupadas do leste, ordenou a deportação em massa de trabalhadores, deixando também que seus funcionários cometesses milhares de assassinatos contra a população.

Artur Seyes Inquart ? Como comissário do Reich para os Países Baixos (Bélgica e Holanda), provocou terror na população civil, com medidas extraordinárias de repressão, torturas e massacres. Legislou sempre como objetivo de afastar os judeus da sociedade, terminando por enviar 150 mil deles para a morte no campo de concentração de Auschwitz.

Jochim Von Ribbentrop ? Ministro de negócios estrangeiros do Reich, trabalhou febrilmente para a expansão territorial alemãl, ora pressionando os governos estrangeiros, ora participando de planos de agressão.

Fritz Sauckel ? Quando nomeado em 1942 plenipotenciário para recrutamento de operários, mobilizou todas as forças que pode, em condições realmente desumanas. Ordenava o embarque de trabalhadores nos trens que se dirigiam á Alemanha, mantendo-os aprisionados no interior dos vagões, sem lhes dar água nem comida. Mesmo com milhares de mortes, conseguiu 5 milhões de escravos.

Julius Streicher ? Gauleiter (chefe de distrito) da Francônia até 1940 e editor da revista anti-semita ?Der Sturner?, procurou durante 25 anos de atividades initerruptas, defender o extermínio total da raça judia. A sua instigação de assassínio em massa foi considerada crime contra a humanidade, sem atenuantes de qualquer espécie. Morreu gritando histericamente ?heil Hitler?.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- 2ª Guerra Mundial
- Libertação De Auschwitz
- Hitler O Nazismo
- O Poder Da Palavra
- Julgamento Dos Nazistas ? Os 4 Grandes Ausentes
- A Lista De Schindler
- Segunda Guerra Mundial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online