PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


A Cruz



Durante séculos os cristãos não usavam a cruz como símbolo religioso, provavelmente porque sabiam perfeitamente bem que era, conjuntamente com o círculo e o triângulo, um símbolo matriarcal por excelência. A cultura egípcia estava cheia de cruzes em suas muitas formas: +, X (Santo André), Y, T (tau), a swastika , etc.. Além destes símbolos houve também muitas combinações como a cruz dentro de um círculo, la swastika dentro de um círculo (a "roda solar" simbolizando o caminho solar anual) e a cruz de Ankh (ainda a cruz da Igreja Copta). A origem totalmente feminina desta cruz é tão óbvia que foi adoptada (ligeiramente estilizada) como símbolo biológico/anatómico do sexo feminino.

Os símbolos cristãos dos primeiros séculos foram o "Bom Pastor", um adolescente com um cordeiro sobre os ombros, e o Peixe (Ichtus, posteriormente interpretado como "Iesous Christos Theou Uios Soter = Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador"), uma demonstração que ainda se estava num período de transição de Aries a Piscis. Um ápodo para os cristãos até finais do século II foi "Pisciculi". Compare o desenho feito de uma estátua de Hermes, 500 anos mais velho que o "Bom Pastor" cristão. De igual forma, os Egípcios - mais respeitosos com os signos do Zodíaco - já chamavam desde 250 anos a.C. a Horus "o pescador de homens".

O crucifixo não se converteu em símbolo oficial do Cristianismo até ao pontificado de Agatão (678-681 d.C.) depois de ter sido proclamado pelo VI Concílio de Constantinopla.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- O Significado E Os Símbolos Da Páscoa
- O Cristianismo Oriental: A Fé Que Dança Em Cima Do Altar
- A Queda Da Bastilha
- Protestantismo Místico - Fraternidade Rosa Cruz
- As 95 Teses De Martinho Lutero (Última Parte)
- A ImportÂncia Da Humildade
- Símbolo Quicumque (pseudo Anastasiano): Unidade Na Trindade, Trindade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online