PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Maria e José



Até à inclusão da fábula da Natividade em Mateus e Lucas, o papel de Maria é quase inexistente e se é mencionada é quase sempre de forma pejorativa. Ela e o resto da família se opuseram totalmente à missão de Jesus, chegando ao ponto de considera-lo louco (Marcos 3,21). Jesus se apartou totalmente de sua família e mantinha uma relação muito tensa com sua mãe, como é bem explícito nestas palavras: "Mulher, que tenho eu a ver contigo?"(Juan 2:4).

Somente Mateus e Lucas haviam feito uma vaga menção da possível virgindade de Maria. De todos os modos a sua mera presença tornou possível posteriormente a inclusão da fábula da Natividade.

Vemos aqui a manipulação que a religião patriarcal Judaica na sua forma cristã (e também o Mitraismo) aplicava aos Mistérios Solares. Nestes a Virgem é a Grande Deusa Celeste e seu filho é o seu "paredro" (divindade inferior/herói/semideus; filho/ esposo/amante mortal da Deusa Mãe) que nas religiões solares, depois de morrer e ressuscitar, era deificado. Naquele a Virgem é convertida em humano mortal - um mero receptáculo ou incubadora para receber a "semente divina patriarcal" - e o FILHO usurpa todos os poderes matriarcais e se converte em poder único.

Os Mistérios, e a mítica astrológica, surgiram justamente como uma fusão parcial da religiosidade matriarcal e patriarcal: o Menino (semi)Divino foi o rebento da Grande Mãe Virgem. O Cristianismo primitivo inverteu os termos, roubando-lhes todo o seu sentido, e forjou uma religião solar manipulada, com outra, o Judaísmo, que, menos óbvio, também era/é uma religião solar manipulada. Um resultado "bi-manipulado".


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Theotokos
- Leitura E Resumo Do Artigo Do Dicionário De Mariologia, Fiores,
- Intolerância Religiosa Na Igreja
- Evangelhos
- Eram As Deusas Soberanas?
- Os Outros Filhos De Maria
- Pilares Da Fé - Cristianismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online