PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Velhos mitos umbandistas



Existem ainda dentro de nossa lei alguns mitos que devem ser derrubados. A Umbanda está em plena evolução e manter tradições antigas que dificultam a forma de trabalho somente demonstra falta de fé e insegurança quanto à própria missão espiritual. Falarei hoje de dois mitos que, infelizmente, ainda são muito criticados por quem não entende o verdadeiro sentido da Umbanda como ela é. Vamos lá:

1 -   O congá deve ficar sempre de frente para a porta

2 -   A trunqueira deve sempre estar à esquerda de quem entra no terreiro

Em primeiro lugar, hoje em dia, muito dificilmente um Babá ou Iaô (pai ou mãe no santo) conseguem um lugar espaçoso para montar sua tenda de acordo com todas as tradições e fundamentos da Umbanda. Seguem, então, as orientações de seus orixás de cabeça e tentam da melhor forma erguer suas casas com o mínimo de erros possível. Diz a tradicional Umbanda que o congá deve ser posicionado de frente para a porta, de modo que, ao entrar, qualquer pessoa tenha completa visibilidade do altar. Entretanto, às vezes, o local conseguido é pequeno ou de difícil desenho o que não possibilita essa forma de disposição, então o correto é construir ou montar o congá no lugar mais adequado independentemente da tradição. Idem quanto à trunqueira (casa do Exu) que deve estar posicionada à esquerda de quem entra. Já visitei várias casas construídas em locais de difícil acesso, ou mesmo nos fundos de uma residência, onde seria impossível erguer a trunqueira na localização correta. Novamente usa-se o bom senso. Orientados pelos seus orixás e entidades, os dirigentes fazem suas trunqueiras nos fundos e até mesmo já as encontrei dentro do terreiro, devidamente fechadas é claro. Tudo certo!

Obs.: Este texto  é o resumo de um capitulo do livro "A Umbanda como ela é!" escrito por mim e publicado pela Booklink em 2006. Faz-se necessária esta explicação devido à dúvidas surgidas sobre meus textos serem resumos ou não.



Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Mais Intolerância...
- Sincretismo Na Umbanda
- Umbanda Religião Brasileira?
- A Umbanda
- A Quaresma Na Umbanda
- Mistificação Nas Igrejas
- Vó Bartira

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online