PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


RESPOSTA EMOCIONAL E RESPOSTA RACIONAL



Quem quiser , pode ter acesso a este e outros artigos na página de Jo Lorib, um amigo meu da WIKIPÉDIA, que já editou diversos artigos meus que já foram editados aquí no SchvOOng .
Fiz questão de usar este título pois quando Kant usa falae em JUÍZO ESTÉTICO e JUÍZO REFLEXIONANTE , muita gente se perde no meio do raciocínio !
Aprendemos , durante o começo de nossas vidas a usar o raciocínio REFLEXIONANTE pelo fato de termos confiança em nossos familiares. Assim , a resposta que damos ao meio ambiente , e que deve ser chamada doravante e para os tempos de hoje de RESPOSTA RACIONAL é obtida a partir de juízos estéticos , ou RESPOSTAS EMOCIONAIS , como devem ser chamados doravante , que usamos , ao menos em parte de nossas infâncias , condicionadas pelas respostas que recebemos e informações que recebemos de nossos pais .
Assim ,pautados na SENSIBILIDADE POSITIVIA DE PODERMOS ACREDITAR NAQUILO QUE NOSSOS PAIS NOS DÃO COMO VERDADEIRO, podemos pautar respostas que julgamos racionais !
Não podemos, no começo de nossas vidas , usarmos RCIOCÍNIO RACIONAL, pois não sabemos quais as consequências de uma resposta TEORICAMENTE RACIONAL DADA AO MEIO AMBIENTE ! NECESSITAMOS, portanto, de exemplos e sensibilidade do meio exterior que é-nos passada através de nossos genitores, afim de que possamos , com o passar do tempo , avaliarmos mais o tipo de respostas que vamos dar, dependendo da interpretação que damos a um fato, pautado em alguma resposta similar já dada por um de nossos pais .
Assim , tal qual o filhote da gazela se esmera em tentar seguir cautelosos os passos da mãe para saber quando terá de dar uma RESPOSTA RACIONAL AO MEIO AMBIENTE, tentando de todas as formas sair da corrida de um tigre que a persegue, temos também que nos pautar, em sendo filhote de tigre, saber quando podemos nos dar ao luxo de emitir uma RESPOSTA EMOCIONAL , BRINCANDO COM OUTRO TIGRINHO, BRINCARMOS COM UMA PRESA PRATICAMENTE MORTA DE GAZELA , ou atacar e dar uma RESPOSTA RACIONAL PARA ABATER UM ANIMAL DE GRANDE PORTE E QUE VAI-NOS SACIAR A FOME !
Assim , como seres humanos , devemos nos pautar , PRIMARIAMENTE NUMA RESPOSTA BASICAMENTE EMOCIONAL, pelo fato de não termos tido tempo para equalizar uma resposta RACIONAL . E devemos dar uma RESPOSTA RACIONAL , tão cedo tenhamos equacionado uma RESPOSTA RACIONAL, TENDO PASSADO NOSSA SURPRESA A um fato emocional , ou que nos deixou em estado emocional e não racional !
Assim, devemos ficar carrancudos ao ter de pagar , por exemplo , uma pensão alimentícia judicial, porque esse tipo de conduta coercitiva por parte do judiciário nos mete nôjo, mas não podemos deixar com que fiquemos detidos em uma jaula, desde que o valor dessa pensão alimentícia seja factível de ser paga e um mês que fossemos mantidos em cárcere viesse a nos dar grande prejuízo.
Assim como necessitamos dar RESPOSTAS RACIONAIS AOS PROBLEMAS QUE NOS AFLIGEM, devemos manter em nossas mentes que , algumas vezes, podemos estar dando UMA RESPOSTA EMOCIONAL , ao matar uma pessoa que nos tenha ofendido moralmente com um xingamento que vai nos privar de toda a liberdade e propriedade, pois só poderemos sair da jaula , entregando todos os nossos numerários e propriedades aos advogados e juízes e promotores .
Assim , embora possamos estar armados, não devemos matar, mesmo que possível fosse uma pessoa que nos tenha assaltado, pois o que teremos de pagar ao judiciário depois , será extremamente penoso !
Pautemo-nos , portanto, nossas respostas em RESPOSTAS EMOCIONAIS QUE DEVEM SER EVITADAS , E RESPOSTAS RACIONAIS, POIS FORAM ADVERTIDAMENTE PENSADAS ANTES DE SEREM EMITIDAS ! EVITE USAR OS TERMOS JUÍZO ESTÉTICO E JUÍZO REFLEXIONANTE que nada levam além de trezentos anos atrás , nos tempos de Immanuel Kant e Arthur Schopenhauer , que já foram sobejamente superados em seus raciocínios por mim , por mais que as pessoas tenham raiva ou dificuldade de acietar , ou mesmo seja uma RESPOSTA EMOCIONAL A ALGO QUE ELAS JÁ DEVERIAM TER ENTENDIDO , COMO ENTENDERAM OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE ME INCOMODAVAM , NO PASSADO , E QUE USAM , ATUALMENTE UMA RESPOSTA RACIONAL, POIS PODEM ESTAR EMOCIONALMENTE FERIDOS , MAS RECONHECEM UMA RESPOSTA RACIONAL COMO SENDO MAIS EFETIVAS E PRONTAS QUE UMA RESPOSTA EMOCIONAL QUE PARA ELES JÁ FICOU PATENTE QUE NÃO PODE MAIS SER EMITIDA !
Assina - Magnus Amaral Campos - médico devidamente inscrito no CREMESP sob número 36.185 - formado pela escola Tradicional de Medicina , ano de 1.979 e que vai disputar como cabeça de chapa , ano que vem , em 2.008 , as eleições ao Egrégio Órgão de Classe, época em que se divulgará , ao menos em São Paulo , o que é um quadro de NEUROSE HOMOSSEXUAL .


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Kant , Confuso
- Aprendizagem De Tipo Estímulo-resposta
- Infancia E JuÍzo TeleolÓgico
- Surto De Psicopatia
- A Ignorancia De Kant E Schopenhauer
- Democracia - Essa Quimera !
- Tratamento SÓ Para Paredes

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online