PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


ARTHUR SCHOPENHAUER E SUA FILOSOFIA



Leia um resumen recomendado Arthur Schopenhauer E Sua Filosofia Autor : MAGNUS AMARAL CAMPOS Leia um resumen recomendado Resumo de MAGNUS AMARAL CAMPOS (palavras: 900, Visitas: 204) Publicado em: domingo, 20 de maio de 2007 (51 Crítica) Traduzir Resumo Ligação para o seu resumo no Shvoong. Envie a um amigo! Quando falo sobre Schopenhauer, dirijo-me a ele como a mente mais fabulosa de que já tive conhecimento. Aos 25 anos, tinha já produzido sua obra máxima - " O mundo como vontade e representação ". Quem chegou a ler este livro, vai perceber que não necessita ler mais nada em toda a vida ! Infelizmente , não é para todos .
Seu outro livro " Crítica à Filosofia Kantiana " que existe no mercado , em sebos, como pequeno resumo da coleção " Os pensadores" da Editora Abril é algo simplesmente magistral. Disseca Kant - expõe seus vícios de racviocínio e os retifica com um manuseio de palavras que raramente vai poder-se encontrar no ser humano comum .
Um gênio !
Ultrapasso tanto Kant, como Schopenhauer na construção de um caminho sólido para que seja feita a UNIÃO do corpo com a alma, para que possa ser caminho trilhado por todos ou por uma maioria que não conseguiu entender essa passagem nos livros de Kant ou Schopenhauer, por eles não terem dissecado o assunto.
Mas é conveniente lembrar que Arthur Schopenhauer dizia que só se consegue a PAZ ao se contemplar um quadro, com abstração total da VONTADE - nisso eu o ultrapasso !
Dizia que o ser humano era INFELIZ por ser movido pela VONTADE , ou seja, o seu INTELECTO era servil à VONTADE ! Isso eu invertí ! Assim , manipulo o DESEJO, a VONTADE, a meu bem querer, sob influxo da RAZÃO . Em mim, a VONTADE é submissa à RAZÃO !
Dizia também que iria chegar um dia onde o ser humano iria conseguir colocar o DESEJO servil à RAZÃO , que é o que faço !
Portanto, o próprio Arthur Schopenhauer já vislumbrava que chegaria um dia em que o ser humano, através de seu conhecimento, dominaria a VONTADE, sendo que até então dava-se o processo inverso !
A própria inteligência foi criada pela VONTADE, afim de satisfazê-la ! Só que a VONTADE, não regulada pela razão leva a DESEJOS fúteis e inúteis , ou seja , ao CONSUMISMO ! E quando se depara com a VONTADE que fere a MORAL leva a pessoa ao sofrimento psíquico, pela NEUROSE - termo que todos conhecem.
Schopenhauer seguia mais ou menos o que o Cristianismo prega , ou seja o "NÃO DESEJAR !", e mais praticado pelo BUDISMO e em muito maior intensidade , a "AUSÊNCIA DE DESEJOS !" .
Era, todavia, ainda submetido à ação da VONTADE, da qual necessitava se refugiar através de um quadro , de uma obra de arte , coisa que não necessito ! Mas, em uma linha geral, sigo a filosofia da DOR que pregava.
Como comentei acerca da premonição de NIETZSCHE e seu sonho, era necessário apontar que Schopenhauer já dizia que um dia a VONTADE seria servil ao CONHECIMENTO, e não o contrário ! Assina - Magnus Amaral Campos - médico devidamente inscrito no CREMESP sob número 36.185 e que vai disputar , com a anuência de Deus, como cabeça de chapa, as eleições ao Egrégio Órgão de Classe , ano que vem , em 2.008. Em tempo, o site anexo ao abstrato já penetrou 30 ( trinta ) países. É que a Estatística do site só classifica os 25 ( vinte e cinco ) primeiros . Está tendo uma visitação diária de 21,73 pessoas/dia , sendo que em alguns dias chega a ter 49 ( quarenta e nove) visitas , quando cheguei a ter uma visitação de 14 ( quatorze ) pessoas no mês de Setembro do ano passado ! Tenho certeza absoluta de que a idéia formada é irreversível. Recomendo, portanto, mesmo aos que tem em mim um inimigo, que comecem a se familiarizar com a linguagem que utilizo, caso não queiram ficar três séculos atrás, como na época de Immanuel Kant .


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- O Desejo Servil À InteligÊncia
- VocÊ NÃo Leu Schopenhauer
- Decoradores De Filosofia
- Penso, Logo Sinto
- O Maior Truque De Schopenhauer
- Arthur Schopenhauer - Reescrevendo Uma Biografia Mal Interpretada !
- A Falha De Arthur Schopenhauer

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online