PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Resposta à pergunta: ?Que é Esclarecimento?? (Aufklärung)



Immanuel Kant
Königsberg - Prússia, 1724 -1804
Filósofo alemão, considerado um dos principais pensadores iluministas, desenvolveu alguns conceitos de razão, liberdade, disciplina e autonomia do indivíduo.
- Contexto Histórico: Revolução Francesa, Iluminismo e Ética Protestante. Este período foi de questionamento das bases religiosas do mundo feudal. Representativo dos anseios da burguesia, o Iluminismo propõe uma nova forma de apreensão da realidade, a partir da razão e autonomia do indivíduo.

Resposta à pergunta: ?Que é Esclarecimento?? (Aufklärung)
- Menoridade ?é a incapacidade do homem em fazer uso do seu entendimento sem a direção de outro indivíduo?. O homem é culpado de estar neste estado de menoridade, escolhe ficar sob a tutela de outros por covardia e preguiça.
- Esclarecimento ?é a saída do homem de sua menoridade?. Este processo pode ser difícil, pois muitos tutores amedrontam seu público para que este não tente sair da menoridade, mas se for dada a verdadeira liberdade é inevitável que um público se esclareça. Contudo, um público só muito lentamente pode chegar ao esclarecimento. Uma revolução até pode derrubar um poder opressor, porém nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar, condição precípua para o esclarecimento geral.
- Uso da Razão:
· Uso público ? ?é aquele que qualquer homem, enquanto sábio, faz da sua razão diante do grande público do mundo letrado?. O esclarecimento só é possível se tiver liberdade de fazer uso público de sua razão em todas as questões.
· Uso privado ? ?é aquele que o sábio pode fazer de sua razão em um certo cargo público ou função a ele confiada?. No exercício da função deve-se primeiramente obedecer, mas quando se depara com um público maior deve-se se expressar através de um uso público da razão, expondo suas idéias em seu próprio nome.
- É impossível que um grupo comprometa-se a um credo que exerça uma supertutela sobre cada um de seus membros e por meio dela sobre o povo, perpetuando esta tutela. ?Uma época não pode se aliar e conjurar para colocar a seguinte em um estado em que se torna impossível para esta ampliar seus conhecimentos, purificar-se dos erros e avançar mais no caminho do esclarecimento?. Isto seria um crime à natureza humana que consiste, por sua determinação original, no avanço.
- ?Todos têm o direito de fazer publicamente, isto é, por meio de obras escritas, seus reparos a possíveis defeitos das instituições vigentes?. Estas permanecem intactas até que sejam analisadas e aceitas (ou não) as críticas.
- ?Um homem sem dúvida pode, no que respeita à sua pessoa, e mesmo assim só por algum tempo, na parte que lhe incumbe, adiar o esclarecimento. Mas renunciar a ele, que para si mesmo quer ainda mais para sua descendência, significa ferir e calcar aos pés os sagrados direitos da humanidade?.
- ?Vivemos agora em uma época esclarecida? (...) não, vivemos em uma época de esclarecimento?. Falta muito para que os homens possam fazer bom uso do seu entendimento sem serem dirigidos por outrem.
- O príncipe esclarecido. É aquele que considera como um dever não prescrever nada aos homens, deixando-os livres para utilizarem sua razão em todas as questões da consciência moral, libertando-o da menoridade.
- ?Raciocinai tanto quanto quiserdes e sobre qualquer coisa que quiserdes; apenas obedecei!?. Para Kant, esta frase revela uma estranha e não esperada marcha das coisas humanas, que, para ele, quase tudo nela é um paradoxo. ?Um grau maior de liberdade civil parece vantajoso para a liberdade de espírito do povo e no entanto estabelece para ela limites intransponíveis; um grau menor daquela dá a esse espaço o ensejo de expandir-se tanto quanto possa?.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Razão E Moral Em Kant
- Immanuel Kant. In: O Mundo De Sofia
- DialÉtica Do Esclarecimento
- EmoÇÃo:arquiinimiga Da RazÃo Pura (kant)
- Dois Tratados Sobre O Governo
- Iluminismo
- Princípios Da Autonomia E Heteronomia Em Kant

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online