PUBLICIDADE

Página Principal : História


A Sociedade Francesa às Vésperas da Revolução



Clero _ população aproximada: 130 000 pessoas. Constituía-se como a primeira ordem do reino, sendo a religião oficial o catolicismo. Arrecadavam milhões de libras de suas propriedades, beneficiava-se do dizimo das colheitas e era isenta de imposto. Mantinha cerca de 75mil estudantes em seus colégios, exercendo forte influência cultural.

Nobreza _ população aproximada: 350 000 pessoas. Detinha cerca de 1/5 da terra do reino e a maior parte da riqueza nacional. Possuía privilégios, como a isenção de impostos, monopólios dos cargos mais altos da magistratura, do exercito, da marinha e da Igreja. Havia dois tipos de nobreza: a da espada, herdeira dos cavaleiros que lutaram nas Cruzadas, e a toga, descendentes da burguesia enriquecida que se tornou nobre a partir do século XVI, após a prestação de serviços à Coroa.

Terceiro Estado _ população aproximada: 24 000 000 pessoas. Formado por uma maioria camponesa, mas também por artesãos, pequenos comerciantes e a burguesia. A alta burguesia dominava o mundo dos negócios, havendo grupos financeiros, de comercio colonial e financiadores das guerras. Muitos burgueses associavam-se à nobreza por meio do casamento. Dentre as classes populares, estavam os artesãos dedicados à produção e venda de alimentos, lojistas, trabalhadores de oficinas e manufaturas.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Limbo
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Guerra Civil: A Morte Do Rei
- Lutas De Garibaldi
- O Pioneirismo Inglês _ Revolução Industrial

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online