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FIDES REFORMATA 5/1 (2000)/A ?Filosofia Educacional? de Calvino e a Fundação da Academia de Genebra.



Título do artigo: FIDES REFORMATA 5/1 (2000)/A ?Filosofia Educacional? de Calvino e a Fundação da Academia de Genebra.
Autor: Heber Carlos de Campos

João Calvino nasceu em Noyon-Picardia, aos 10 dias de Julho de 1509. Morreu em Genebra, aos 27 dias de Maio de 1564.
Teólogo, REFORMADOR, cristão francês.
, Filho de um, notário apostólico, procurador do Cabido e secretário do Bispo de Noyon, é um homem pobre e de grande prole e neto de um tanoeiro. Criou e instalou o Calvinismo.

?<...>Esta variante do Protestantismo viria a ser bem sucedida em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os Afrikaners), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos da América. Nascido na Picardia, ao norte da França, foi batizado com o nome de Jean Cauvin. A tradução do apelido de família "Cauvin" para o latim Calvinus deu a origem ao nome "Calvin", pelo qual se tornou conhecido. Calvino foi inicialmente um humanista. Nunca foi ordenado sacerdote
. Depois do seu afastamento da Igreja católica, este intelectual começou a ser visto, gradualmente, como a voz do movimento protestante, orando em igrejas e acabando por ser reconhecido por muitos como "padre". Vítima das perseguições aos protestantes na França, fugiu para Genebra em 1536, onde faleceu em 1564. Genebra o centro do protestantismo<...>?.

Era defensor de um processo educacional que funcionasse como instrumento de formação do homem para torná-lo útil à sociedade tendo como base central a sua formação moral nas Leis de Deus, nas Leis da Bíblia. Passava à Igreja esse poder e cabia a mesma, assim, fundamentá-la no conhecimento do texto bíblico. O estado e a família tinham certa importância na realização deste processo, mas cabia a igreja supervisionar a educação através dos seus pastores e mestres. João Calvino ?nunca foi um filósofo da educação?
, mas participou do processo de criação da ?sapiens atque eloquens pietas?
. O conteúdo aplicado por ele ia além do bíblico e teológico, pensava que o verdadeiro papel do educador pastor era atuar nas escolas civis
com conteúdos dos conhecimentos das ciências da época.
?De acordo com Calvino, Deus deu a cada homem, do camponês ao nobre, a possibilidade de conhecimento, sendo que o conhecimento das coisas de Deus (teologia) era ação do espírito Santo. O conhecimento das ciências e das artes era possibilidade de cada um desde que a alma humana estivesse em equilíbrio na sua relação com o divino?
.
Acreditava que a educação só seria completa com o conhecimento Divino conduzindo a consciência humana para superar as trevas espirituais propiciando a verdadeira Comunhão com o Senhor
. A partir daí sua capacidade de cognição se ampliaria.
?Para isso, a educação infantil era fundamental e foi nela que Calvino investiu assim que chegou a Genebra apresentando ao Conselho Municipal proposta para criação de escolas elementares de educação infantil pública e gratuita?.

Ao mesmo tempo, que as masculinas, criou escolas exclusivas para meninas, todas funcionavam da manhã à tarde ? período integral. Desenvolvia-se o estudo da Língua Pátria, a Língua Latina, além da Língua Grega ? seus Clássicos - o Novo Testamento, a Arte da Retórica e a Dialética. Para o autor:
?Os alunos deveriam freqüentar as aulas que incluíam o catecismo, dedicar-se ao estudo das escrituras e ser vigilantes quanto a sua própria conduta. O ensino era baseado na preleção, catequese, leitura, tutoria e meditações privadas. Havia apresentações orais e públicas com declaração de fé. A grande obra educacional de Calvino foi a Academia de Genebra, na qual se exigia do reitor piedade e erudição e uma personalidade afável e firme, mas não rude e dura no trato com os alunos. O propósito da Academia era formar ministros para as igrejas reformadas, sendo a formação em medicina e direito interesses secundários. A disciplina era importante, mas a punição deveria ser proporcional à falta?.

O Grande marco da Obra Educacional de João Calvino foi a Academia de Genebra, que se dividia em: ?Schola Privata-
sete classes, na qual se estudava os clássicos, latim/francês/grego e
exercícios devocionais?
e ?Schola Publica-
artes/teologia e defendia o Espírito Crítico/Preleções/com 27 horas de aulas?.

?O sistema teológico calvinista é a doutrina mais amplamente aceita e de maior influência no protestantismo. É uma doutrina fundamentalmente teocêntrica, e, ao mesmo tempo, uma reforma anticatólica e antiluterana, admite a Trindade, a encarnação do Filho de Deus numa Virgem, a dupla natureza de Cristo, a teoria augustiniana da graça, a predestinação e o pecado original. A igreja calvinista, cuja autoridade dimana directamente de Deus, tem como missão predicar a palavra divina, administrar os sacramentos e velar pela disciplina eclesiástica. Os escolhidos mais ilustres devem ensinar aos restantes as Sagradas Escrituras, texto fundamental e única fonte de fé. O ministério ordinário corresponde aos pastores, aos mestres, aos presbíteros ou anciãos e aos diáconos; não existe a categoria episcopal. Cada congregação local, governada por um consistório de pastores, é independente, se bem que possa juntar-se a outras congregações. Calvino aceita os sacramentos (entendidos como símbolos) do baptismo e da eucaristia e suprime o culto aos santos, às imagens, às relíquias e à cruz, considerado como idolatria. Não admite a confissão auricular, os votos, o celibato, a missa nem as indulgências, e nega a existência do purgatório. Ao longo da sua existência, o calvinismo experimenta numerosas modificações, e é essencialmente mantido pelas igrejas reformada
e presbiteriana
?.


Referência Bibliográfica:
CAMPOS, Heber Carlos de. FIDES REFORMATA 5/1 (2000)/A ?Filosofia Educacional? de Calvino e a Fundação da Academia de Genebra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Calvino.
http://www.vidaslusofonas.pt/joao_calvino.htm.


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