PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


A ESPADA DE DÂMOCLES



Dionísio, o velho, era imperador de Siracusa. Um ignorante onde Platão fôra chamado para implantar a República !
Um lugar onde aquilo que o rei dizia era obedecido no ato. O totalitarismo do rei era absoluto e a VONTADE dele era satisfeita de imediato.
Dâmocles , um amigo de Dionísio , invejava o seu lugar .
Certa feita Dionísio , para satisfazer um desejo do amigo, resolveu dar-lhe posse do trono, por um dia.
Empossado, foram todos para a sala de comemorações onde seria servida a alimentação. A bebida fôra então servida. Dâmocles , com o cálice cheio, foi levá-lo a boca. Ao levar o cálice à boca, tando de levantar sua cabeça para que o líquido pudesse descer por sua garganta, conseguia ver uma espada , enorme e pontiaguda que mirava bem na sua testa. Só Dâmocles conseguia ver essa espada , pela angulação em que estava. Ninguém mais na sala , e em que posição estivesse conseguia ver tal espada. Ela estava presa por uma única tênue crina da cauda de um cavalo e podia soltar-se a qualquer momento.
Dionísio que estava sentado à sua frente, ria-se !
Ele sabia da existência da espada e sabia que quem podia vê-la era apenas Dâmocles.
Parece que a vida de cada um de nós é a mesma , ao invejarmos o posto ou cargo, ou vida de alguém. Podemos ver apenas a parte que nós DESEJAMOS ver, mas somos incapazes de ver tudo o que acontece na vida dessa pessoa para que ela tenha determinado posto.
Conseguimos ver apenas as benesses , mas não conseguimos perceber as responsabilidades e os riscos iminentes decorrentes desse cargo. Assim é a vida de todos nós. Ninguém consegue mudar . Uma espécie de alegoria onde percebemos apenas a nossa DOR e a relativa PAZ de outras pessoas.
Quanto a Platão, assim que disse que para construir uma República , o rei Dionísio deveria de pronto abdicar do PODER para que um sábio, um filósofo fosse empossado do cargo, fôra colocado à venda como um escravo, como todos os escravos. O que , aliás, pode perfeitamente acontecer em qualquer REPÚBLICA , dependendo da VONTADE do governante.
Platão fôra comprado por um de seus discípulos , levado novamente para a Grécia , de onde nunca mais saiu até morrer.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Katanas _ Espadas Samurais
- Ungir Nuclear Um Poder Além De Entendimento!
- Maria Padilha Das Sete Catacumbas
- Deus Nos Tira Do Prejuízo
- Alegoria Da Caverna (mito Da Caverna)
- O Mito Da Caverna
- O Homem Honesto

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online