PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Mundo Clássico - Filosofia e Ciência



Pode-se afirmar que a filosofia e a ciência, foram criadas pelos sábios da antiga Grécia e que nessa altura, ambos os assuntos se encontravam intimamente ligados. Os esforços dos filósofos para a descoberta de algumas verdades elementares, levou-os às observações científicas.
Os primeiros filósofos gregos , tal como Tales e Demócrito, tentaram decifrar a natureza do universo e se este era estático ou dinâmico.
Os sofistas, tais como Protágoras e Górgias, interrogavam-se sobre se a verdade existia ou, se se tratava apenas de uma questão de opinião pessoal.
Sócrates, talvez o maior de todos os filósofos gregos, defendia que a verdade existia e que a virtude moral era essencial para uma vida perfeita. Platão, seu aluno, deu continuidade aos seus ensinamentos e imortalizou-o nas suas obras.
Platão, acreditava na existência de formas ideais, separadas do mundo do dia a dia.
Aristóteles, o principal aluno de Platão e tutor de Alexandre, ?o Grande?, desenvolveu um sistema de lógica e iniciou um estudo sistemático da Biologia. Acreditava num deus criador de todas as coisas. Os seus trabalhos foram estudados na Europa durante 2000 anos, sendo os seus pontos de vista aceites sem discussão.
Posteriormente, filósofos como Euclides e Hiparco (matemáticos), Arquimedes e Hero da Alexandria (físicos), fundaram ramos das modernas ciências.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- A Educação Na Antiguidade Greco-romana (1)
- A Atitude FilosÓfica E O MÉtodo Dialogal De PlatÃo
- História Da Filosofia Antiga - Principais Escolas - 6
- A Educação Grega E A Pedagogia Grega
- Diálogos
- Menelau De Alexandria
- História Da Filosofia Antiga - 1

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online