PUBLICIDADE

Página Principal : História


2ª Guerra Mundial - A Campanha da FEB na Itália


Publicidade



    2ª Guerra Mundial - A Campanha da FEB na Itália

    Os alemães invadiram a Polônia em 1° de Setembro de 1939, iniciando a devastadora 2ª Guerra Mundial. O Brasil se manteve fora da guerra durante boa parte do conflito. O Brasil era governado por Getúlio Vargas e os EUA eram simpatizantes da causa franco-britânica. Antes mesmo de entrar na guerra, em 1941, os americanos passaram a reformar aeroportos do nordeste brasileiro, pois queriam usá-los para levar suprimentos aos britânicos na África. Logo depois do ataque japonês a Pearl Habor, o Porto de Natal passou a ser base de hidroaviões americanos PBY-5 Catalina, de patrulha anti-submarina. Em 28 de janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações diplomáticas com a Alemanha e a Itália. Em fevereiro daquele ano, o navio mercante brasileiro Cabedelo desapareceu perto da costa dos EUA, no Atlântico Norte. Sumiram as 54 pessoas a bordo. Dois dias depois foi a vez do Buarque ser afundado, no mesmo local. Em maio, o submarino italiano Barbarigo danificou o comandante Lyra, em águas do nordeste. O contra-ataque foi feito por um bombardeiro B25 da FAB, cuja tripulação incluía instrutores americanos. Até julho de 1942, o Brasil já havia perdido 3 navios. A gota d'água foi o ataque do submarino alemão U-507, que em poucos dias afundou 5 barcos. O naufrágio do Baependy deixou 270 mortos, incluindo soldados do exército. O Araraquara teve 131 mortos. O Aníbal Benévolo, 150; o Itagiba, 36 e o Arará, 20. A Marinha brasileira só tinha velharias, pouco aptas ao combate. O exército também estava mal equipado e, ainda por cima, todo o seu treinamento tinha sido feito por uma missão do exército francês, que adotava concepções bastante antiquadas. Em 2 de julho de 1944 foi a 1ª leva, de 5081 homens brasileiros. O total chegaria a 25.334 homens. Eles embarcaram no navio de transportes americano chamado General W. A. Mann e chegaram a Nápoles em 16 de julho de 1944.

  • Encarregada de tomar o Monte Castelo, a FEB participou de 4 ofensivas mal sucedidas. O 1ª e 2° ataques ocorreram em 24 e 25 de novembro de 1944. O 3° foi no dia 29 sob a neve do inverno europeu, a até 20 graus C negativos, houve 145 baixas.

  • O Monte Castelo só foi tomado em 21 de fevereiro de 1945, graças a um ataque simutâneo de várias elevações vizinhas. A 10ª divisão de montanha era uma tropa de elite especialista, formada apenas por homens acostumados á vida em regiões altas dos EUA e atacaram lado a lado com os brasileiros, por isso a FEB foi bem sucedida. O plano fora criado pelo oficial de operações da FEB, o Tenente-Coronel Humberto de Alencar Castelo Branco, que mais tarde, como General, se tornaria Presidente. O objetivo foi atingido, apesar das 103 baixas.




Veja mais em: História

Artigos Relacionados




 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online