PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


"O QUE É LITERATURA"



No livro ?O que é literatura?, Sartre nos fala que há um motivo mais profundo que leva o autor à escrever. A arte em si mesma possui um vínculo intrínseco com o mundo ? que o autor esclarece em seguida.
Nossa realidade é limitada, pois ao mesmo tempo em que fazemos parte das relações reais ou mundanas, estas mesmas manifestações independem de nossa existência para existirem de fato.
Deste modo, experimentamos uma insuficiência em relação à realidade. Desta ?falta? nasce nossa necessidade de participação no mundo. Desejamos nos conectar essencialmente com o mundo real... Parece ser este o aspecto impulsionador que leva à criação, viabiliza o autor lançar-se à criação da obra: é aspecto que fundamenta a relação criador- objeto criado.
Entretanto, no ato de criar determinado objeto dou vida a um objeto que na verdade me escapa. Esta esfera fugidia do objeto criado diz respeito à sua forma inacabada de ser. Isto é, o objeto criado é inacabado e por isso me escapa.
Na busca do autor por ser essencial, quando está em ato de criar se torna essencial ao objeto dependente da criação para existir. Todavia, na percepção, quando o objeto está pronto ganha uma espécie de ?vida própria?; visto que, já não está mais em potência e sim em ato. Tal relação pode ser concebida como uma alternância de papéis que se dá entre o criador e o objeto criado, uma vez que ambos são essenciais e inessenciais em momentos diferentes.
Este movimento, diz Sartre, se encontra em evidência (totalidade) na arte de escrever, mas do que em outras artes. Ao longo do texto comprovamos por diferentes ângulos, a essencialidade e inessencialidade contidas na relação autor-obra- leitor.
Na própria relação com as palavras no processo criativo, o escritor tem o controle da obra criada, pois manuseia esta relação e cria, dá vida à obra. Já o leitor, recebe as palavras anteriormente manuseadas pelo escritor. O leitor é receptor do conteúdo e/ou estória projetada pelo escritor.

(Continua...)


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Que é A Literatura?
- O Que é Arte.
- Crítica Genética: Uma Introdução
- Situações I - Críticas Literárias
- Sociologia Do Romance
- O Poder Simbólico
- O Autor E A Personagem Na Atividade Estética

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online