PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Saber Cuidar



Leonardo Boff no livro Saber cuidar, discorrer de forma simples e prazerosamente, acerca do Cuidado como essência humana, mais que a Razão e a Vontade.

A partir de uma fábula antiga sobre o Cuidado, ele aprofunda as suas várias dimensões na vida pessoal, social e planetária.

Boff tece uma crítica poderosa, de ângulo holiístico, ao realismo materialista - a filosofia que sustenta o cienticifismo tecnicista atual. A humanidade estaria cega à dimensão divina que a guiou desde tempos imemoriais. Este realismo materialista teria encurtado realidade ao tamanho dos 5 (cinco) sentidos, organizados pela razão analítica.

O teólogo e filósofo vai da mitologia à cosmologia e física quântica atuais, para ilustrar a necessidade e o surgimento de uma nova cnsciência alternativa ao realismo materialista: a filosofia holística. A perda de conexão com o Todo seria a falta de cuidado, falta da condição essencial humana.

Um novo paradigma (seminal) e re-ligação, re-encantamento pela natureza e da com-paixão pelos que sofrem representa o surgimento de uma ética civilizacional que nos permitirá dar um salto de qualidade de convivência e de paz.

By Tânia Barros

LIvro: Saber Cuidar - Ética do Humano - Compaixao pela Terra.
Autor: Leonardo Boff
Editora: Vozes
Pags.: 199



Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- A Busca Do Sentido Na Formação Humana: Tarefa Da Filosofia Da Educação
- Ética E A Formação De Valores Na Sociedade
- Ethos Mundial, Um Consenso Mínimo Entre Os Seres Humanos - Versão 1
- Os Nossos Parnasianos
- A Ética
- Filosofia
- No Domínio Da Antropologia Filosófica

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online