PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


O que é educação X o que é arte.



A todo instante não há como não fazer relação entre os dois temas, mesmo quando não suscitada pelos textos, levantam-se na mente, minha pelo menos, enquanto futura arte educadora.
Nos textos podemos identificar a semelhança no que diz respeito do caráter humano de ambas as coisas, educação e arte, ambas humanizam o homem, ou pelo menos deveriam. As duas coisas são objeto da sociedade, criadas pela sociedade, pelo homem mais propriamente dito, e para o homem, do homem para si mesmo, como que num impulso subconsciente de melhorar sua qualidade de vida, para o que foram idealizadas é o que deveriam fazer.
Neste mesmo sentido, ambas são diversificadas em si mesmas, mudam de sociedade para sociedade, de acordo com a cultura vigente de cada grupo social haverá determinado tipo de processo educacional e artístico.
A indo mais longe ainda acredito que não de forma explícita nos textos, mas uma questão que em mim foi levantada, foi a do caráter educacional da arte e da responsabilidade da educação quanto à arte. Fui clara? No caso, ambas seriam responsáveis uma pela outra; a arte que tem dentre uma de suas finalidades, e preciso acreditar nisso enquanto arte-educadora, a de educar, ensinar, sensivelmente os homens, através da arte desenvolver, e quando cito educar é sobre o caráter de processo de aprendizagem que não deixa de ser, na arte quando do contato com a mesma, no sentido de educar sensivelmente e emocionalmente, e de desenvolver o senso crítico imagético propriamente dito, dentre outros fatores já tão conhecidos do papel educativo da arte. E já a educação a de preparar o indivíduo para a arte, de dotá-lo de conhecimentos para a maior apreciação, ou reflexão acerca da arte, no mesmo sentido citado antes só que na direção inversa. Neste ponto ambas são inter dependentes, seja em um caráter social, de prática social, seja pela humanização, seja pelo desenvolvimento intelectual, e em diversas outras direções, elas acabam tendo a mesma função, ou parecida. A de quem sabe tornar o homem mais homem!


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Geografia E A Arte
- Arte E Avaliação.
- Aristóteles E A Arte Da Aprendizagem
- Questões De Arte: O Belo, A Percepção Estética E O Fazer Artístico
- O Homem E A Arte
- A Pré-história Da Arte
- O Que é A Arte?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online