PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


O Ócio Criativo



Autor: Domenico de Masi
Tempo Estimado de Leitura: 7 horas
Linguagem: Intermediária
Diagramação: Boa
Custo-Benefício: Muito bom
Páginas: 336
Editora: Sextante
Lido em: Jul/2005

?Contudo, a plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. (?) É o que eu chamo de ?ócio criativo?, uma situação que, segundo eu , se tornará cada vez mais difundida no futuro.? Domenico de Masi, O Ócio Criativo, pg. 148, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2000.

Este parágrafo pode ser considerado um resumo bastante pragmático de toda a teoria que o sociólogo italiano Domenico De Masi explora no livro ?O Ócio Criativo?. O livro editado no Brasil é na verdade uma extensa entrevista a Maria Serena Palieri, revisto e com longos trechos atualizados.

A teoria do professor De Masi abrange os mais diversos campos do conhecimento humano, desde a sociologia até a produção industrial e busca, efetivamente, uma nova forma de produção, um passo a mais no desenvolvimento da humanidade, o alcance do que ele e outros estudiosos denominam de ?era pós-industrial?.

Isto levaria, diriam os pessimistas de plantão, a um desemprego em massa, numa escala sem precedentes na história mundial. Porém, De Masi investe na diminuição drástica das horas trabalhadas diariamente, de oito para quatro ou pelo menos cinco. O restante do tempo seria investido em educação e lazer, levando educação, trabalho e entretenimento ao alcance de todos os seres humanos. É um livro imperdível, com exemplos de todo o mundo e muitos relacionados exclusivamente à situação brasileira.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Vinho & Guerra
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Qual é A Tua Obra?
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Limbo
- The Secret
- A Queda Da Bastilha

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online