PUBLICIDADE

Página Principal : História


Primeiros Imigrantes



A experiência pioneira do senador Vergueiro

O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes para o trabalhar na agricultura. Entre os anos de 1847 e 1857, levou para sua fazenda de Ibicaba, no interior de São Paulo, os primeiros grupos de imigrantes alemães, suíços e belgas.

O senador vergueiro dizia que financiar o imigrante europeu ficava mais barato do que comprar e manter escravos. Mas essa experiência não deu certo, pois os imigrantes se revoltaram contra a excessiva exploração de seu trabalho.

Esses imigrantes foram contratados no sistema de parceria: davam ao proprietário uma parte da colheita e ficavam com outra parte. No entanto, eram enganados e maltratados pelos fazendeiros. Trabalhavam de sol a sol, como escravos. Por causa disso, os imigrantes se reuniram e se revoltaram contra a exploração de que eram vitimas. As conseqüências foram o completo fracasso dos sistemas de parceria e o desestímulo à vinda de novos imigrantes. Na Itália, o governo desaconselhava a vinda de imigrantes para São Paulo devido às noticias sobre as péssimas condições sociais. Somente a partir de 1871, o governo paulista empreendeu novas forças para atrair imigrantes para as fazendas de café. Passou a financiar, por exemplo, parte das despesas de viagem. Mas a imigração só começou nos últimos quinze anos do século XIX.



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Kasato Maru
- São Paulo Das Mil Faces
- Imigração: As Mudanças Sociais Na Republica Velha
- A Imigração E A Colonização Européia No Sul
- Historia Da Vida Privada No Brasil 2
- A Imigração Italiana Para O Sul Do Brasil
- Imigrantes Orientais

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online