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História da Filosofia - pré-socráticos



A Escola de Mileto VII - V trata da natureza. Utilizam mitos. trata do movimento 4 classes: local, mudança de lugar - quantitativo, mais ou menos . qulitativo, alteração- substancial, geração e corrupção. A multiplicidade e contradição faz com que os gregos se perguntem o que são realmente as coisas. Começa nas margens da Jónia das cidades helénicas por volta do séc. VI a.c. em Mileto, um porto muito próspero. Tales de Mileto (VII-VI) encontra-se entre os 7 sábios da Grécia. O princípio (arché) é a água, o mundo está cheio de almas e demónios; para Anaximandro (VI) o princípio das coisas era o apeirón (infinito, indeterminado). As coisas engendram-se por segregação de um movimento, primeiro do frio e do quente e depois do resto. Este engendrar-se e desaparecer é uma injustiça de um oposto sobre o outro mas há necessidade de ver o apeirón como imortal e incorruptível. Para Anaxímenes, (V) discípulo de Anaximandro, o primeiro princípio é o ar, este faz com que as coisas nasçam e se corrompam. O modo de formação é a condensação (nuvens, água, terra, segundo a sua densidade) e rarefacção (fogo):


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