PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


A vida de Kierkgaard - biografia



I ? A VIDA DO FILÓSOFO

Kierkegaard nasceu na capital dinamarquesa, Copenhague, em 1813. Foi o último dos filhos do casamento de Michael Pedersen Kierkegaard (viúvo e sem filhos) com sua governanta Anne Srensdatter (respectivamente 56 e 44 anos quando ele nasceu).
A relação pai/filho foi complicada, visto que se sentia o sacrificado e mártir face ao pai.
A educação foi cristã e considerava-se um pecador devido aos pecados do pai por ter praguejado contra Deus aquando da sua infância.
A morte do irmão Mikael em 1819 e da irmã Maren Cristine em 1822 marcaram-no profundamente e, juntamento com o relacionamento difícil que teve com o seu pai, transporta esses sentimentos para as suas obras, a sua escrita é feita a partir da experiência pessoal e da sua existência, depois de viver momentos profundamente depressivos e amargurantes.
Teve um relacionamento com Regina Olsen, com quem rompeu passado um ano, sem haver razão para tal, embora fique marcado e traumatizado por tal.
Em outubro de 1855 sente-se mal na rua e é levado para o hospital, sendo depois internado. Não aceita a comunhão das mãos de um padre, pois acha que eles são apenas funcionários de uma instituição e em nada são testemunhos do cristianismo.
Na realidade, ele não rejeita a comunhão, mas sim quem a faz, pois queria que fosse feita pelas mãos de um leigo. Assim, aceitava a religião mas não a Igreja.
A 11 de novembro, morre com 42 anos. A Igreja Luterana tenta apropriar-se do seu corpo, mesmo ele tendo negado a religião ?oficial?, mas a juventude dinamarquesa opõe-se.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- O Pensamento Filosófico De Kierkgaard
- Pt.wikipedia.org
- Listagem Das Obras De Kierkgaard
- As Origens Do Cristianismo
- A Angústia Em Kierkegaard
- Como A Religião é Tratada Pelos Jovens
- A Paixão é Cega, Mas Você Não!

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online