PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


O Pensamento filosófico de kierkgaard



III - O PENSAMENTO FILOSÓFICO

O seu pensamento provem da análise ao seu interior, mas tem em conta os valor da tradição, e surge com uma filosofia ?novidade?
Mesmo assim, é influenciado pelo conceito de ironia de Sócrates, pois considera-o o ?precursos e patrono da filosofia da existência?

A filosofia dos Estágios de Existência.
Foi influenciado por diversas áreas (belas-artes, filosofia clássica e moderna, teologia, etc.) e as suas reflexões acabaram por abranger um vasto pensamento e reflexão.
Quer encontrar uma explicação para a existência analisando-se a si e aos seus problemas, contudo, analisar o conteúdo da consciência não é suficiente e são necessárias ideias, entre as quais se irá estabelecer uma relação lógica. Através deste processo irão estabelecer-se os estágios de existência:

Estágio Estético: estágio básico na realidade humana em que os valores estéticos são originários do romantismo e contemporâneos. Em diversas personagens filosóficas existe, em comum, um desejo, quer sendo satisfação sentimental ou material, mas em última análise um desejo erótico que é, por sua vez, muito familiar a Kierkgaard pois, após a morte do seu pai, entregara-se a tal estilo de vida, contrariando o seu estilo anterior de vida. Através da literatura pode-se comprovar as personagens de que fala com Don Juan (escrito por outro escritor).
Ao sucumbir aos seus valores e adoptar este novo estilo, opõe-se a tais princípios e escreve obras que atacam o estágio estético (o Banquete, p.e.).
Este tipo de vida não proporciona realização a quem o pratica pois os objectivos não são claros e perdem-se por não existir satisfação e, aí, surgem certas perguntas:
· Quem é feliz realmente?
· Daqueles que buscam o prazer, o mais feliz não será aquele que não experimentou nenhuma felicidade? Pois se é impossível a satisfação, se não experimentou nenhuma, não surge infelicidade!

» Existimos para procurar satisfação e obter prazer!


Estágio Moral/Ético
:
É marcado essencialmente por uma vida coerente e regida por normas morais. No seu livro ?A Alternativa? Wielhem apresenta-se neste estágio, sendo o ?herói da vida conjugal?, proporcionando um casamento feliz. A questão ?será que o homem tem de aplicar-se e esforçar-se ao máximo para manter a vida conjugal?? demonstra o cerne da vida ética.
Analisando a sua experiência amorosa difícil, manter a vida conjugal (característica essencial da ética) é dificultada ao homem devido à existência feminina visto que não lhe é fácil situar-se na relação e está no estágio estético. Mais, a mulher é um objecto de desejo final no estágio estético do homem e a sua revelação plena só será possível no estágio religioso.
Contudo, para atingir este estágio de vida é necessário correr um risco, o casamento, e quando este acaba, acaba também toda a moralidade existente.
Mas, o que é o heroísmo moral da vida?
Não é somente entender que tem de evitar a fragilidade da mulher aquando do seu desvio estético, colocando em risco a relação conjugal.

» O heroísmo e a ajuda de Deus podem salvar o casamento e permitir uma vida moral, a qual é a razão da existência!



Estágio Religioso:

Visto que o casamento não é a única solução, um homem pode escolher responder ao chamamento religioso, alcançando um estágio superior à de um marido mais perfeito.
Pessoalmente, Kierkgaard sempre esteve ligado á religião (infância, educação, estudos em teleologia).
Em Tremor e Temor, Abraão sacrifica Isaac que é restituído e, assim, Kierkegaard pensa que se renunciar a noiva no passado, ela podia mesmo assim voltar. Comparando ambas as situações vê-se o subjectivismo do estágio religioso, visto que o plano da fé de Abraão não era o mesmo que de Kierkegaard.
Até aqui pod


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Http://www.oshyoga.org/
- Fenomenologia Do Espírito
- O Desejo Servil À InteligÊncia
- A Esfera Social E O Ensino Da Filosofia
- A Vida De Kierkgaard - Biografia
- A Genealogia Da Moral
- Ética E Moral

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online