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A origem do conceito moderno de "Subjetividade" 1 Parte



Esse resumo tem por escopo analisar o modo como Descartes formulou o problema da dúvida hiperbólica na primeira meditação e provou como a alma é mais fácil de conhecer do que o corpo, dando início assim ao conceito moderno de subjetividade, e implementando idealismo radical solipsista. A razão e a fé são campos diferentes de busca. Estiveram misturadas na teologia escolástica, mas Descartes declara que as verdades divinas estão além dos raciocínios comuns, e esses não dão acesso à revelação. É nessa primeira parte do discurso do método que Descartes explicita seu descontentamento com a forma como eram conduzidos a ciência e a filosofia pelos escolásticos. Todo o resto são os modos ou atributos das substâncias. A física aristotélica estudava o movimento, sendo movimento sinônimo de mudança e deturpação. Tudo o que é matéria se move, pois é imperfeito, e está sujeito ao devir. Para Aristóteles, só ?Deus? não movia. Seu Deus era assim conhecido como ?Motor Imóvel?, causa primeira de tudo que não surge como conseqüência de nada que poderia ser anteriormente. Já com relação aos seres materiais se corrompem pelo inevitável movimento dos mesmos, mas, contudo sempre padronizados por uma ordem predeterminada. Ao mapear o processo epistemológico: o sujeito surge como aquele que tem por função controlar a razão nos padrões do conhecimento. A base de toda descoberta é um axioma tirado por intuição intelectual, mas para ir além dele se deve usar da dedução. A corrente dedutiva leva em conta a ordem da razão. Para Descartes, o mais simples era o mais absoluto e consequentemente o mais universal. Até a modernidade, o objeto era considerado com características que deveriam imprimir no sujeito o conhecimento verdadeiro. Com Descartes, o sujeito deve buscar, através da razão, melhorar suas características para buscar o conhencimento.


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