PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


O mito e o logos



O novo modo de pensar ? o pensamento racional e filosófico ? é geralmente considerado como o oposto ao pensamento mítico.

Numa certa época, na Grécia do século VI a.C., o pensamento humano teria se libertado das fantasias pueris da mitologia e da religião para se afirmar e se desenvolver racionalmente.

Como mostra Jea-Pierre Vermont a relação entre o mito e o logos (razão) é muito mais complexo:

?os filósofos não precisaram inventar um sistema de explicação do mundo, acharam-no pronto.?

Exemplo:na descrição da origem do universo feita por Hesíodo em Teogonia ? de fato, os primeiros filósofos apenas traduzem para outras palavras a mesma inquietação de Hesíodo: a relação entre o caos e a ordem do mundo. E para explicá-la eles não fazem mais do que reduzir os deuses da mitologia às formas da natureza (terra, ar, água, etc.) que representam.

Diferença entre o pensamento mítico e o racional dos primeiros filósofos


A mitologia exprimia na forma divina e celestial todo o conjunto de relações, seja dos homens entre si, seja entre o homem e a natureza. Assim, os deuses são criadores do mundo; de forma análoga, o rei era considerado o criador da ordem social e regulador do ciclo da natureza. O mundo divino, as relações sociais e o ritmo da natureza confundiam-se, estando todos submetidos ao comando do rei. Por isso, a mitologia apenas narra a sucessão de fenômenos divinos, naturais e humanos. Ela não os explica, pois a explicação já está dada pelo poder do rei.

Modificação desse quadro


Com o desaparecimento do rei divino, a polis surge como uma criação da vontade humana. Os acontecimentos do mundo que eram considerados como realizações do rei (e dos deuses) perdem a base de explicação. Tornam-se problemas. Para resolvê-los o homem deve valer-se do meio que ele próprio desenvolveu ao criar a polis: o logos, a razão.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Conceito De Filosofia, Método E Reflexão
- A Grécia De Homero E Hesíodo
- História Da Filosofia Antiga - 1
- História Da Filosofia Antiga - Período Cosmológico 5
- Filosofos Pre-socraticos
- Pensamento Mítico E Pensamento Lógico
- Antes E Depois De Sócrates

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online