PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


O poder da palavra



A palavra tem o poder de transformar, de apaixonar, de dominar e tornar transparente as características de todo indivíduo. Durante séculos, homens com o poder da palavra vêm dominando nações, modificando sociedades, despertando o ódio, o amor, a sensibilidade, criando cultura. Alguns homens se foram, mas suas palavras se tornaram eternas, mantendo-se vivas até nos dias de hoje. Um desses homens é Adolf Hitler, que com seu discurso autoritário e carismático levou uma nação inteira ao fanatismo nazista.
Através do filme ?O GRANDE DITADOR?, Charlie Chaplin faz uma sátira sobre Hitler e a Segunda Guerra Mundial com muito humor e sensibilidade. Para entendermos melhor a relação entre o filme escolhido e o tema ?O poder da palavra? vou fazer um breve relato sobre o nazismo de Adolf Hitler que com seu autoritarismo comandou toda uma nação.
Já se passaram mais de cinqüenta anos desde que Hitler se tornou o ditador da Alemanha, um nome ligado ao nazismo, que se caracterizou pelo autoritarismo, pela violência, pelo militarismo e pelo massacre de populações indefesas durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao deixar a prisão, em 1924, Hitler encontrou o terreno adequado para semear suas idéias, que encontraram eco no coração de um povo humilhado pela derrota da Primeira Guerra Mundial em 1918, empobrecido e ávido por um líder que viesse retira-lo dessa situação.
Da ascensão de Hitler ao poder até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1945, decorreram seis anos, durante os quais os nazistas praticaram arbitrariedades crescentes.
Os judeus não foram o alvo exclusivo do ódio nazista, padres ciganos e homossexuais alemães também sofreram perseguições nazistas. Presos no campo de concentração de dachau eram espancados, torturados e libertados mediante a expulsão do país.
Em 1945, Hitler cometeu suicídio junto com sua mulher, Eva Braun. Pouco depois, o exército apresenta sua rendição incondicional e o fim da guerra havia custado cinqüenta milhões de seres humanos, entre mortos, feridos e desaparecidos.
Após esse relato, podemos afirmar que Hitler tinha ?O poder da palavra?, pois foi com seu discurso que levou toda a nação ao nazismo.
A palavra é a maior necessidade do homem, visto que antes de conhecê-la o homem não era valorizado como indivíduo e sim como um grupo desconhecido e anônimo, leva-nos a refletir de que valeria toda a tecnologia, se fosse proibida a palavra.
Homens com o poder da palavra vêm dominando nações, modificando sociedades, despertando ódio e amor. Com a palavra podemos destruir ou erguer uma nação como fez Hitler. Seu poder era tanto que no campo da educação a escola era considerada um instrumento do Estado, cuja função era gravar na mente e no coração das crianças o orgulho de pertencer à raça ariana.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Os Falsários De Hitler
- A Psicologia Por Trás Do Regime Nazista
- 2ª Guerra Mundial
- Sinopse Do Filme Lista De Schindler
- Hitler O Nazismo
- O Colapso Da Civilização. In Os Alemães: A Luta Pelo Poder E A Evolução Do Habitus Nos Séculos Xix
- Adolf Hitler ? Seu Livro.mein Kampf

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online