PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Plato' do Pensamento



O livro Plato''s Pensamento interpreta Platão tendo como pano de fundo a cultura milenar e intelecto. O capítulo "Prazer", por exemplo, analisa e compara as diferentes atitudes em relação ao conceito de prazer em toda Plato''s escritos. A discussão sobre prazer é obtido a partir de um problema fundamental: ao dever e prazer choque, por isso estes últimos deveriam ser sacrificados ao antigo? (P.51) Em Gorgias, Platão prova que Hedonism é insustentável e que o "prazer", não pode ser identificada com "boas", como o Hedonists iria reclamar. Platão vai mais longe no Protágoras, dizendo que ele não é suficiente para admitir que alguns prazeres são bons, enquanto outros são maus, mas apenas de acordo com as suas circunstâncias, mas precisa haver encontrado um outro critério, com excepção prazer em si, a julgar prazer.
.
O problema é clarificada no Hippias Major, onde há uma tentativa de definir beleza e bondade. Mais avanços efectuados no Phaedo, que faz uma distinção entre os prazeres corporais e espirituais prazeres, ou seja, prazeres da alma. Esta distinção leva a uma conclusão importante: "bom" é um objeto de conhecimento, e esse conhecimento por um filósofo pode encontrar o critério necessário para fazer a escolha dos seus prazeres. No Simpósio, a conclusão é que os maiores prazeres são causados pela satisfação do desejo de beleza. Uma nova questão se coloca na República: prazer ou sabedoria - o que é melhor? Três tipos de vida são distintos: 1. A vida do amante da sabedoria, ou seja, o filósofo, cujo objeto é a verdade; 2. A vida do ambicioso, que visa honra e vitória; 3. A vida do passional, cujo objectivo é a satisfação dos desejos físicos. Depois de uma discussão sobre os três estilos vida, a conclusão é que os prazeres da mente são os maiores e os amantes da sabedoria podem provar isso. Philibus Lei e ainda acrescentar mais alguns aspectos a abordar o assunto.
Plato''''s pensamentos e idéias permanecem surpreendentemente pertinentes ao nosso actual período. Com as interpretações do autor, que elas se tornem mais acessíveis para o leitor moderno, que irá encontrar o livro fascinante, claro, e útil.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Definições De Jeremy Bentham Em Relação Aos Princípios Da Moral E Da Legislação Em Relação
- Quem Tem Coragem De Rir É Dono Do Mundo.
- Ética A Nicômaco. Livro X.
- A Alma Como Centro Do Filosofar De Platão
- Letra Musical / Quero Ser O Seu Bem
- Felicidade
- Ética A Nicomâco. Livro Vi.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online