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O pensamento- Cap 12 (crítica)



A inteligência. Fala a autora que a psicologia define a inteligência como uma capacidade de solucionar problemas e para suprir a capacidade de adaptação.Separa em seguida a inteligência do instinto e do hábito."Compartilhamos o instinto e o hábito com os animais."O instinto revela reações inatas já o hábito é o impulso mecânico e repetido mas, aprendido. Os dois não se comparam a inteligência. Discorre longamente sobre o obvio a autora. Acha finalmente a grande diferença entre esses dois e a inteligência como se ouro achasse! Cita a experiência feita com chimpanzés pelo psicólogo Köhler que demonstra a capacidade destes animais realizarem operações "inteligentes". Depois segue no mesmo longo caminho para demonstrar que uma criança humana tem um pensamento mais abrangente que o símio! Mais uma jornada sobre o obvio....Provamos depois de tanto tempo que somos mais inteligentes que os chimpanzés!Inteligência e linguagem."Não somos dotados apenas de inteligência prática ou instrumental, mas também de inteligência teórica e abstrata. Pensamos."A autora aqui faz uma correlação entre o desenvolvimento mental e a linguagem. Diz que o exercício da inteligência com pensamento é inseparável da linguagem! Esquece-se que a primeira queira ou não antecedeu a outra e isso é obvio. Sita nesse caminho Piaget, revelando a opinião deste partindo de uma observação sobre um dialogo com uma criança relacionando que a pouca linguagem adquirida da criança era o sintoma da dificuldade dela de compreender uma determinada situação! Não passa por sua cabeça a dificuldade de explicar a totalidade de seu pensamento. A linguagem sem dúvida proporciona a troca de experiências, o aprendizado, a exposição a mais pessoas dos problemas situações enfim a linguagem é uma ferramenta para a inteligencia como a alavanca o é para se erguer um peso. Mas em minha opinião a ferramenta não é princípio e muito menos causa mas apenas instrumento. Inteligência e Pensamento.Aqui a autora separa o pensamento da inteligência como se fosse possível separar a palma do dorso, a luz da sombra.-Numa coisa tenho de concordar: A palavra é articuladora e leva a tudo!A palavra é como a água que se amolda a qualquer forma que tiver o vaso.Cita uma série de recursos da inteligência para provar o que acha ser o pensamento. Creio que aí foi infeliz...Tivesse dito apenas que o pensamento trabalhava com a analogia talvez tivesse acertado.Mas analise e síntese não. Dedução? Isso não.Continua sua viagem e fala de conceito e conceito nem sempre esta certo e a história nos da várias provas disso.Vai nesse caminho e fala que o pensamento propõe e elabora teorias e cria métodos.Teorias e métodos!A necessidade do método.Define a palavra como o caminho das metas. A via dos objetivos.Novamente esquece que a essência esta intacta. Veio antes. Diz com várias voltas como e por que o método é necessário! Desconhece ou esquece de uma reunião chamada " tempestade de idéias".A maioria dos inventos e descobertas ocorreu no acaso e na bagunça da procura e maioria dos erros cometeram os metódicos.Como o mito funcionaAgora a autora fala de Claude Levi-Strauss e fala de suas idéias sobre o mito e o rito. Explica o que qualquer um presente o que é um mito, o uso das simbologias e sua formação por acumulo de fragmentos. Uma "bricolage" como nomina o pesquisador citado.Como funciona o pensamento conceitual.Termina aqui o capitulo falando sobre o que seja o conceito em sua idéia e diz que um conceito tem um grande embasamento racional e lógico e novamente esquece-se que já foi conceito aceito que a terra era plana. Já foi conceito que a Talidomida ajudaria as mulheres grávidas e assim tantos outros conceitos que viraram pó. Mas o livro esta aí para ser lido e eu sou apenas um mero mortal.


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