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O mito da Caverna





O mito da caverna

imaginemos uma caverna
subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão
aprisionados. Suas pernas em seus pescoços estão algemados de tal modo que são
forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e olhar apenas para a frente, não
podendo gerar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna
permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na
semi-obscuridade, enxergar o que se passa no interior.

A luz que ali entra
provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros, no
exterior, portanto, há um caminho ascendente ao longo do qual foi erguida uma
mureta, como se fosse a parte fronteira de um palco de marionetes. Ao longo
dessa mureta-palco, homens transportam estatuetas de todo tipo, com figuras de
seres humanos, animais e todas as coisas.

Por causa da luz da
fogueira e da posição ocupada por ela, os prisioneiros enxergam na parede do
fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas, mas sem poderem ver
as próprias estatuetas, nem os homens que as transportam.

Como jamais viram
outra coisa, os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias
coisas. Ou seja, não podem saber que são sombras, nem podem saber que são
imagens (estatuetas de coisas), nem que há outros seres humanos reais fora da
caverna. Também não podem saber que enxergam por que há a fogueira e a luz no
exterior e imaginam que toda a luminosidade possível é que reina na caverna.

Que aconteceria, indaga
Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que fariam um prisioneiro
libertado? Em primeiro lugar, olharia toda a caverna, veria os outros seres
humanos, a mureta, as estatuetas e a fogueira. Embora dolorido pelos anos de
imobilidade, começaria a caminhar, dirigindo-se a entrada da caverna e,
deparando com o caminho ascendente, nele adentraria.

Num primeiro momentos,
ficaria completamente cego, pois a fogueira na verdade e a luz do sol e ele
ficaria inteiramente ofuscado por ela. Depois, acostumando-se com a claridade,
veria os homens que transportam as estatuetas e, prosseguindo no caminho,
enxergaria as próprias coisas, descobrindo que, durante toda sua vida, não vira
se não sombras de imagens (as sombras das estatuetas projetadas no fundo da
caverna) e que somente agora está contemplando a própria realidade.

Libertado
e conhecedor do mundo, o prisioneiro regressaria a caverna, ficaria desnorteado
pela escuridão, contraria aos outros o que viu e tentaria libertá-los. Que lhe aconteceria nesse
retorno? Os demais prisioneiros zombariam dele, não acreditariam em suas
palavras e, se não conseguissem silenciá-lo com suas caçoadas, tentariam
fazê-lo espancando-o e, se mesmo assim, ele teimasse em afirmar o que viu e os
convidasse a sair da caverna, certamente acabariam por matá-lo. Mas, quem sabe,
alguns poderiam ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidissem sair
da caverna rumo à realidade.

O que a caverna? O
mundo em que vivemos. O que são a sombras das estatuetas? As coisas materiais e
sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da
caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o
mundo exterior? O mundo das idéias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual
o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseje libertar os outros
prisioneiros? A dialética. O que é a visão do mundo real iluminado? A
filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão
está se referindo a condenação de Sócrates a morte pela assembléia ateniense)?
Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro.



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