PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


A palavra- O poder dela



PALAVRA

"A palavra, esse dom celeste que DEUS deu ao homem e negou a todos os outros animais, é a mais sublime expressão de toda natureza; ela revela o poder do criador, e reflete toda a grandeza da sua glória divina"...
...Reveste todas as formas, reproduz todas as variações e nuanças do pensamento, percorre todas as notas dessa gama sublime do coração humano, desde o sorriso até a lágrima, desde o suspiro até o soluço (...) ". José de Alencar
Assista Vídeo sobre o poder das palavras:
http://br.youtube.com/watch?v=PCWI0X80yzo
Palavras ....Uma pesquisa informou que a comunicação depende 58% da fisiologia, 37% da entonação e apenas 5% da palavra. Vamos nos deter nos misteriosos 5% referentes às palavras.
Palavras impensadas, vocábulos mal empregados nas frases (com sentidos ambíguos), frases mal estruturadas cujas palavras estejam fora da ordem direta, palavras ditas em contextos inadequados... podem causar males até mesmo irremediáveis, como: Lares desfeitos, intrigas entre amigos, conceitos pessoais afetados, inimizades infundadas, empregos perdidos, percepções distorcidas, argumentos refutados, perda de clientes ... morte, doenças etc.
?Pessoas inteligentes falam sobre idéias
Pessoas comuns falam sobre coisas
Pessoas medíocres falam sobre pessoas.?
Uma palavra ou vocábulo é uma unidade da linguagem falada ou escrita. As palavras podem ser combinadas para criar frases. O termo palavra deriva originalmente do grego parabolé, tomada emprestada pelo latim, que gerou parabola.
Pensamentos:

? ?A palavra é um poderoso tirano, capaz de realizar as obras mais divinas, apesar de ser o mais pequeno e invisível dos corpos. Com efeito, é capaz de apaziguar o medo e eliminar a dor, de produzir a alegria e despertar a compaixão?. Demóstenes
? ?Falemos sempre de qualquer pessoa como se ela estivesse presente. ?(Chiara Lubich)
? ?Palavras são poderosas. Como os produtos químicos, elas mudam a química interna do corpo.?
? ?Toda palavra dita desperta una idéia contrária?.Goethe
? ?Depois que você soltou una palavra, esta lhe domina; mas enquanto você não a soltou, você é seu dominador?.

As palavras podem ser classificadas sintaticamente, morfologicamente, semanticamente e mais. Uma mesma palavra pode ser morfologicamente uma coisa e sintaticamente outra, em outras palavras, uma mesma palavra pode ter várias classificações, sentidos e funções ao mesmo tempo.
Dentro da oração (ou discurso) as palavras têm importâncias semânticas (de acordo com o sentido) diferentes. Umas têm mais valor outras têm uma importância menor.

? Mas existe uma classe de palavras com um valor especial. São as palavras que indicam a ação das frases. Elas estabelecem nas frases o que foi feito, está sendo feito ou será feito: os verbos.
? Em S. João 1:1, Jesus é chamado de logos. Em grego a palavra logos tem como tradução ? verbo, palavra?. No grego não há diferença entre verbo e palavra. Jesus é o verbo e o verbo é a palavra por excelência.
? Ele é o verbo o verbo é o centro da frase, para Ele convergem todos os sentidos das frases, todas as outras palavras dependem dele.
? Se não estivermos afinados com o verbo, se não formos regidos ou concordarmos com o verbo,o que será de nós ?

Podemos ser um advérbio, cuja função é alterar o sentido do verbo..., e muitos são péssimos advérbios, na vida buscam alterar negativamente a imagem de Jesus. Tentam denegrir dando uma conotação negativa ao que Jesus fez por nós. Mas nós precisamos alterar o sentido do verbo enaltecendo-o, proclamando o que o verbo fez por nós na cruz do calvário.
O homem hoje busca o equilíbrio, a sociabilidade. Não podemos conter impulsos se não for por intermédio do Espírito, adquirido senão por oração e constante comunhão.
O problema do mundo hoje é mais espiritual que científico.

?A maior necessidade do mundo hoje é a de homens,
Homens que não se comprem nem se vendam,
Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos,
Homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato,
Homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo,
Homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus.? Educ. pág. 57

Se quisermos viver e comunicar palavras de amor, compreensão e equilíbrio, temos que nos alimentar da palavra viva. O verbo que é a ação divina em nossa vida.
Leia neste link um poema muito interessante sobre palavras.
http://sitiopoema.blogspot.com/2006/10/das-palavras-2.html
Vale a pena refletir sobre este aspecto tão importante da vida.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- O Poder Da Palavra
- Classe De Palavras
- Future Tense (tempo Futuro) Em Inglês
- Nós Cristãos Estamos Autorizados A Fazer Meditação Transcendental?
- História Concisa Da Lingüística: Grécia
- Michaelis - Guia Prático Da Nova Ortografia
- Metáforas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online