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Sócrates e Platão




Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essênios, fora errôneo concluir-se que a sua


doutrina hauriu-a ele na dessa seita e que, se houvera vivido noutro meio, teria professado


outros princípios. As grandes idéias jamais irrompem de súbito. As que assentam sobre a


verdade sempre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos. Depois, em


chegando o tempo, envia Deus um homem com a missão de resumir, coordenar e completar


os elementos esparsos, de reuni-los em corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo


bruscamente, a idéia, ao aparecer, encontra espíritos dispostos a aceitá-la. Tal o que se deu


com a idéia cristã, que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por


principais precursores Sócrates e Platão. Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito deixou. Como o Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia e do simulacro das formas; por haver, numa palavra, combatido os preconceitos religiosos. Do mesmo modo que Jesus, a quem os fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que lhe ministrava,também ele foi acusado, pelos fariseus do seu tempo, visto que sempre os houve em todas as épocas, por proclamar o dogma da unidade de Deus, da imortalidade da alma e da vida futura. Assim como a doutrina de Jesus só a conhecemos pelo que escreveram seus discípulos, da de Sócrates só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão. Julgamos conveniente resumir aqui os pontos de maior relevo, para mostrar a concordância deles com osprincípiosdo Cristianismo. Aos que considerarem esse paralelo uma profanação e pretendam que não pode haverparidade entre a doutrina de um pagão e a do Cristo, diremos que não era pagã a de Sócrates,pois que objetivava combater o paganismo; que a de Jesus, mais completa e mais depurada do  que aquela, nada tem que perder com a comparação; que a grandeza da missão divina do Cristonão pode ser diminuída; que, ao demais, trata-se de um fato da História, que a ninguém será possível apagar. O homem há chegado a um ponto em que a luz emerge por si mesma de sob o alqueire. Ele se acha maduro bastante para encará-la de frente; tanto pior para os que não ousem abrir os olhos. Chegou o tempo de se considerarem as coisas de modo amplo eelevado, não mais do ponto de vista mesquinho e acanhado dos interesses de seitas e de castas.Além disso, estas citações provarão que, se Sócrates e Platão pressentiram a idéia cristã,  em seus escritos também se nos deparam os princípios fundamentais do Espiritismo.




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