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O Nascimento da Ontologia, da Metafísica e da Lógica


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O Nascimento da Ontologia, da Metafísica e da Lógica



O desafio posto pela ?verdade? de Heráclito em confronto a ?verdade? de Parmênides é fascinante. Poucos momentos da filosofia tiveram esta dimensão paradigmática. São dois gênios, que ajudaram na ruptura no modelo anterior de ver e pensar o universo, através do mito e, mais do que isto o fizeram inaugurando a um só tempo a metafísica, a ontologia e a lógica.


Toda a história da filosofia, até a época contemporânea, é pendular entre a afirmação de uma natureza cuja essência é um permanente deixar de ser e de outro lado de uma realidade que é apreendida pela ciência precisamente pela permanência de suas leis. Ainda que este permanecer não seja matemático, mas probabilístico.


Assim nos afirma a filósofa e educadora Marilene Chauí:


?A história da Filosofia grega será a história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por Heráclito e Parmênides, pois, se o primeiro tiver razão, o pensamento deverá ser um fluxo perpétuo e a verdade será a perpétua contradição dos seres em mudança contínua; mas se Parmênides tiver razão, o mundo em que vivemos não terá sentido, não poderá ser conhecido, será uma aparência impensável e viveremos na ilusão?.


Será preciso, portanto, uma solução que prove que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, mas, ao mesmo tempo, que prove que a identidade ou permanência dos seres também existe, é verdadeira e pode ser pensada. Como encontrar essa solução?


Ato e potência: será este achado de Aristóteles a resolução deste dilema?  Vejamos:


? Potência: é o que está contido numa matéria e pode vir a existir, se for atualizado por alguma causa; por exemplo, a criança é um adulto em potência ou um adulto em potencial; a semente é a árvore em potência ou em potencial;


? Ato: é a atualidade de uma matéria, isto é, sua forma num dado instante do tempo; o ato é a forma que atualizou uma potência contida na matéria. Por exemplo, a árvore é o ato da semente, o adulto é o ato da criança, a mesa é o ato da madeira, etc. Potência e matéria são idênticos, assim como forma e ato são idênticos. A matéria ou potência é uma realidade passiva que precisa do ato e da forma, isto é, da atividade que cria os seres determinados;


Vale recordar que o esforço de Aristóteles nem sempre é no sentido de rejeitar os filósofos que o antecederam, mas construir uma síntese coerente que os inclua. Este é o caso particular do conceito de potência e ato, face  às doutrinas de Parmênides e Heráclito.


Parmênides e Heráclito proclamavam doutrinas antagônicas: o ser imutável e imóvel no caso do primeiro e do devir para o segundo. Havia um problema filosófico que dizia respeito à contradição entre o ser e o movimento. Aristóteles, para resolver esta contradição, introduz a noção de potência e ato. É certo que a matéria está em constante devir, sempre mudando. A matéria aspiraria à forma, se transformando sempre ao mudar de forma e se realizar como atualidade. Esta atualização é feita pela causalidade, mais especificamente pela causa final, que rege a atualização da potência de um ser. Encontramos um outro comentário no site ?mundodosfilosofos.com.br/aristóteles, que detalha um pouco mais a doutrina da potência e ato, introduzindo o conceito de síntese ou sínolo?:


?A doutrina da potência e do ato é fundamental na metafísica aristotélica: potência significa possibilidade, capacidade de ser, não-ser atual; e ato significa realidade, perfeição, ser efetivo. Todo ser, que não seja o Ser perfeitíssimo, é, portanto uma síntese - um sínolo - de potência e de ato, em diversas proporções, conforme o grau de perfeição, de realidade dos vários seres. Um ser desenvolve-se, aperfeiçoa-se, passando da potência ao ato; esta passagem da potência ao ato é atualização de uma possibilidade, de uma potencialidade anterior. Esta doutrina fundamental da potência e do ato é aplicada - e desenvolvida - por Aristóteles especialmente quando da doutrina da matéria e da forma, que representam a potência e o ato no mundo, na natureza em que vivemos?


Um dos pontos instigantes na obra de Aristóteles é seu conceito de Causa Formal, que possui o atributo de individualizar a matéria; ou seja, o Ser, em potência se atualiza (ato) através da forma, que o torna individuo. O processo em que a forma individualiza a matéria é chamado de sínolo (síntese).Todo universo é uma potência em atualização: é um ser ? vindo-a-ser um ser. Em outras palavras: O Ser que se auto-referencia em potência atualizando-se.


Aqui nos colocamos um desafio intelectual: até que ponto o conceito de forma/ato não constitui um insight sobre o que hoje chamamos de Autopoiese, em que a vida tendo a cognição como seu processo, é potência auto-atualizante.



Referências Bibliográficas:



1 - A Metafísica - Aristóteles -, tradução de Edson Bini, (Editora Edipro ? Edições Profissionais Ltda ? SP - 2006).


2 - A República ? Platão ? Editora Martins Claret ? SP ? 2006


3 - Convite à Filosofia - de Marilena Chauí Ed. Ática, São Paulo, 2000.


4 - (http://www.mundociencia.com.br/filosofia/aristoteles.htm)


5 - http//www.mundodosfilosofos.com.br/Aristóteles





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