| Página Principal : Filosofia 
 
 O pensamento lógico estrutura-se a partir de fenómenos
 
 
 Publicidade
 
 
 
 
 
 No  mito não há fenómenos, mas a própria natureza que nos é dada e que o mito acredita ser a única   realidade. Ex: A realidade é aquela que nós vemos. O mito não problematiza que a realidade poderá ser outra coisa. 
 Para o pensamento   lógico uma coisa é a realidade em si (essência, substancia, ser) e a maneira como a realidade nos aparece, como é percebida. O acto de perceber, ter percepção não coincide com a essência da coisa.
 
 O modo como a realidade nos aparece chama-se   fenómeno. Neste contexto os conceitos são produzidos a partir de fenómenos pretendendo, atingir e representar a essência das coisas. Mas não temos certeza alguma que os conceitos digam, representam a coisa em si. O conceito é uma aproximação da coisa em si. Portanto, o conhecimento há-de ser visto como relativo e não absoluto. E é a sua relatividade que o faz progredir. Essa relatividade permite que cada equacione a realidade em novos termos, produza novos conceitos que poderão explicar de forma mais clara a realidade. No mito não há conceitos neste sentido. Mas há uma conceptualização enquanto se traduz um modo de vida e uma visão geral do cosmos.
 
 
 Veja mais em: Filosofia
 
 
 Artigos Relacionados- Pensamento Mítico E Pensamento Lógico
 - Mito E História
 - Conversando Sobre ética E Sociedade - Versão 4
 - Lógica Do Sentido
 - Eu
 - RevoluÇÃo Social ? O Mito Da
 - Ética (livro I E Ii)
 
 
 
 |   |