PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Capitalismo versus felicidade



você é um homem, um animal racional, logo, DEVE fazer isto ou aquilo. segundo Aristóteles: se o fogo tende para cima, a pedra para baixo.

 Se as coisas são de um modo, isso não quer dizer que devam ser sempre desse modo.

 Não cometendo violência, no sentido de não impor a ninguém o que esse não deseja. Pode-se, no máximo, tentar persuadi-lo, mas nunca com o argumento de que a "natureza" impõe certa solução.

 Há um único imperativo absoluto, o respeito ao outro em sua liberdade; o resto são convenções que nos servem para que exercitemos este único dever de base.   

 A luta contra a metafísica é a luta contra o autoritarismo e o privilégio de que as coisas "são" como "estão" e que, na realidade, quer que permaneçam assim.  O pensamento fraco é, por isso, o pensamento de todo aquele que não está em sua comodidade na (de)sordem presente. O pensamento fraco é também, um pensamento que respeita a esperança da maioria; no fundo, um pensamento autenticamente democrático.

 A modernização tem produzido mais dificuldades do que tem trazido soluções em muitas áreas do planeta. Assim, a globalização, sobre a qual se gasta tanta retórica, tem, na realidade, aumentado a distância entre o rico e o pobre. O capitalismo é, em grande parte, responsável por uma montanha de infelicidade, solidão e angustias da humanidade.

  Os problemas acerca da orientação sexual estão profundamente ligados à estrutura de classes.



Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Frases Sartre
- O Ser
- UniÃo Do Pensamento Com O Sentimento
- Pensamento Mítico E Pensamento Lógico
- Parmênides: Nasce A MetafÍsica E A LÓgica
- O Poder Do Agora
- O Mito E O Logos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online