PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Filosofia



O termo filosofia apareceu na Grécia por volta de 2.500 anos antes de Cristo. Sua tradução mais fiel seria AMOR Á SABEDORIA.

A filosofia seria um passatempo, respostas para questões que não temos  respostas. As ciencias trazem resposta que beneficiam a todos, inclusive as pessoas que ignoram a própria ciência.

E a filosofia ?

O valor da filosofia consiste em nos permitir acessar todas as matérias do conhecimento, permite ao homem formular conceitos de caráter moral, possibilitando uma visão humanista do mundo que nos cerca. O valor da filosofia está em nos libertar de conceitos preconcebidos. A filosofia visa o conhecimento.

A importância da filosofia está no efeito que ela causa nas pessoas, tornando-as mais livres.

A filosofia alimenta o espírito. Ela é antecessora do que hoje chamamos ciências.

Primeiro os filósofos questionaram, levantaram indagações sobre o sentido das coisas, do mundo material, problematizando-o. Os cientistas se apropriaram destas indagações, investigando, procurando respostas, alcançaram resultados concretos. Não é ciência,considerando que a ciência, busca a verdade enquanto a filosofia pergunta o que é verdade.

O mundo atual cheio de materialidade, pode nos dificultar a prática filosófica, porém devemos considerar que a contemplação fisofica não busca dividir  o universo em campos antagônico, ao contrário ela é uma vávula de escape e visa investigar com imparcialidade  partindo do não eu, ampliando os limites do eu.

Contemplando a infinidade do universso, a mente se torna infinita. A contemplação amplia não somente os objetos de nossos pensamentos, mas os objetos de nossas ações e nossos sentimentos. Ela nos liberta ,nos torna cidadãos do mundo nos livrando da prisão da mesquinhês. É possivel pela importância do conhecimento, a busca da verdade.

O homem que não tem algumas noçôes de filosofia caminha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais de sua época e do seu país.

Para o homem o mundo tende a tornar-se finito, definido e óbvio. 

A vida filosófica é plena e livre.

O mundo privado dos interresses instintivos é muito pequeno.

Tendo em vista todas estas observaçôes torna -se claro o porque da reenclusão do estudo da  filosofia no currículo escolar do ensino médio.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Objetivo Da Filosofia
- Filosofia
- La Connaissance
- A Filosofia No Mundo
- Definição De Filosofia
- A Felicidade, Desesperadamente
- A Filosofia De Nietzsche

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online