PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Marxismo e Filosofia



  O livro de Karl Korsch, Marxismo e Filosofia, é uma obra fundamental para quem quiser entender o marxismo. O autor é um filósofo alemão, profundo conhecedor do pensamento de Marx e do marxismo de sua época, que posteriormente se tornou um dos representantes do chamado "marxismo ocidental" e da corrente política "comunismo de conselhos".

  Nesta obra, o autor aborda as relações entre marxismo e filosofia sob o prisma da história, mostrando como Marx e o marxismo entram em contradição com a filosofia dominante e como esta evita aquele. O autor apresenta uma periodização da história do marxismo que é uma excelente contribuição para entender as relações entre marxismo e história e também entre esta tendência e o movimento operário. Neste último item, vai apresentar a tese das três fases do marxismo, sendo que ele se torna uma teoria nas épocas revolucionárias e ideologia nas épocas conservadoras. O livro ainda possui anexos e outros textos importantes, cabendo destaque ao texto "Anticrítica", no qual refuta os seus críticos da social-democracia (principalmente alemã) e do bolchevismo russo, reavaliando a situação de Lênin e do bolchevismo, colocando-os como ideologia e deformação do marxismo e isto explicaria sua proximidade com a social-democracia.

 Na edição brasileira há ainda o prefácio de José Paulo Netto, que, apesar de alguns equívocos na análise de Korsch, fornece algumas informações úteis.




Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Teologia Da Libertação
- Marx
- O Marxismo: Balanço Provisório
- Transitions Et Subordinations Au Capitalisme
- A Linha Vermelha Do Planeta Infância
- O Triângulo Fugidio
- Cadernos Do Cárcere Volume 1

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online