PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


A relação entre a arte e a sociedade de consumo


Publicidade



A relação entre a arte e a sociedade de consumo

A cultura dos séculos XX e XXI é marcada pelo consumismo. Efeito da Revolução Industrial e da Evolução Tecnológica, ocorrida no início do século passado, a produção em série de variados bens, de alcance universal e fácil dos mesmos, veio permitir que bens materiais como electrodomésticos, vestuário, produtos alimentares e outros, estivessem ao alcance de todos e pudessem ser adquiridos facilmente, isto também aconteceu devido ao aumento dos salários.

O termo ?Sociedade de Consumo? caracteriza uma sociedade desesperada à procura de satisfazer as suas diversas e inúmeras necessidades assim como os seus desejos, comprando os bens de consumo materiais, definidos como uma espécie de tábua de salvação, capaz de resolver todos os problemas do indivíduo e trazer o bem-estar e felicidade que há tanto tempo procuravam.

Com o aparecimento dos hipermercados, dos self-services, dos congelados e conservas e, principalmente, dos centros comerciais, mudou assim também a cultura da sociedade. A atitude consumista estendeu-se à arte e levou a que a obra artística se transformasse numa mercadoria. A arte, no fundo, existe para ser consumida, então porque não fazê-la chegar a todos?!

Exemplo prático: A gravação de uma música em disco, fazer uma quantidade infinita da mesma, permite a massificação da música, faz muito dinheiro e satisfaz, ao mesmo tempo, o artista, o público e o agente, transformando a obra de arte numa mercadoria.

Aliada a isto, a Pop Art, foi um movimento que surgiu na década de 60 e visava atrair o público ao consumo de produtos e ídolos.

Numa época em que assistimos à invasão de inovações tecnológicas, dentro de uma comercialização exaustiva e de uma massificação crescente da arte, o significado certas palavras como belo, bom e verdadeiro, torna-se moldável, conforme s vontades e ideias de cada um. Também, foi aquando a este movimento que a palavra estética se tornou a imagem da época.



Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- O Papel Dos Meios De Comunicação E A Massificação Da Arte
- Consumerismo E Responsabilidade Social Do Consumidor
- O Que é Literatura
- Pop Art
- A Crise Da Cultura (parte 1)
- Consumo - Noção E Tipos
- Vida Líquida


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online