PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


História DA FILOSOFIA ANTIGA - 1



1 - Introdução

Toda a história da filosofia antiga é marcada por dois pontos centrais:

a) A verdade do mundo e dos humanos podia ser conhecida por todos, através da Razão, que é a mesma em todos.Assim a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da Natureza (donde o nome cosmologia).

b) Se a realidade é um fato objetivo ? exterior aos seres humanos ? o maior desafio do saber filosófico é desenvolver uma metodologia, que através da razão, do pensamento, revele objetivamente esta realidade.

O primeiro período do pensamento grego toma a denominação de período naturalista (ou cosmológico), porque a nascente especulação dos filósofos é voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas. Recebe a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início no século VII século a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V. Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de a encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática; Escola Atomística.

( continua)


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Conceito De Filosofia, Método E Reflexão
- Antes E Depois De Sócrates
- História Da Filosofia Antiga - Principais Escolas - 6
- A EscolÁstica
- Falando Um Pouco Sobre A Idade Média.
- O Mito E O Logos
- A Dialética Hegeliana

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online