PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Esculpir o Tempo



O título do livro  revela o que o autor considera ser o mais rico potencial da arte do cinama.    Nele, expõe seus pensamentos sobre o papel da arte e do cinema em particular. Na realidade, muito mais que isso, o livro reflete seu total compromisso com as questões essenciais relacionadas à vida e ao homem.

            Andrei Tarkovsky não separa o seu trabalho artístico da sua condição  humana. Ele entende o objetivo do seu trabalho e de sua vocação como ?deveres e responsabilidades para com as pessoas? e espera que seus leitores se tornem ?seus cúmplices espirituais?.

            Para o autor, a criação artística não pode estar sujeita a leis absolutas e válidas para todas as épocas mas, estando ligada ao objetivo mais geral do conhecimento,  deve contribuir para aproximar o homem de uma compreensão plena do significado da sua existência.

            Tudo o que há de novo na arte surge em resposta a uma necessidade existencial e o cinema pode preencher o vazio espiritual da vida nos tempos modernos se não se sujeitar às leis do mercado e interesses comerciais. A arte não deve apenas refletir mas transcender a realidade, influenciando-a a partir da sua ?intangibilidade silenciosa? de onde nasce o seu poder transformador. 

             Em sua compreensão espiritual da vida, Andrei Tarkovski considera o  auto-conhecimento humano  como o caminho para a própria evolução da humanidade.  Reverte a própria noção de Deus ao afirmar que é ?com a ajuda do homem que o criador vem a conhecer a si próprio.? Para ele, arte e ciência são meios de assimilação do mundo, um  instrumento para conhecê-lo, em direção á ?verdade absoluta?.

            Toda época é marcada pela procura da verdade e, por mais horrível que ela seja, só pode contribuir para a saúde moral de um país. O sentido religioso da arte nasce desse compromisso com a verdade. O artista só pode expressar o ideal ético de seu tempo tocando em todas as feridas, sentindo na própria carne as dores dessas feridas abertas.

            Na arte, uma forma de conhecimento estético, o homem  apreende a realidade mediante uma experiência subjetiva.. A arte se dirige a todos, é para ser sentida; não faz uso de argumentos racionais, atua através da energia espiritual do artista, impregnada na obra.

            A arte é uma metalinguagem de comunicação entre os homens e nada pode ter a ver com pragmatismo ou finalidades práticas, pelo contrário, deve vincular-se á idéia do amor, e este, à do sacrifício. A arte como um ato de amor e de sacrifício do próprio artista.

            Andrei Tarkovski, deparando-se com a desoladora destruição da consciência do belo provocada pela cultura do consumo e de massas; com a perda da consciência espiritual, ele entende que o objetivo da arte deva ser arar e cultivar a alma do ser humano, fazê-lo capaz de voltar-se para o bem e prepará-lo para a morte. Quando o expectador se auto-reconhece diante de uma obra-prima ele pode alcançar as profundidades insondáveis de suas emoções e do seu próprio potencial; pode experimentar uma comoção espiritual sublime e purificadora, capaz de transformá-lo.

            Na sua repercussão social, freqüentemente, as obras-primas se tornam o prenúncio de um choque entre o velho e o novo, de transformações profundas nos valores e costumes, apontam sinais de advertência sem, contudo, provar nada, explicar nada, responder a questão alguma. Sua influência tem a ver com a sublevação ética e moral e está essencialmente vinculada aos propósitos de elevação dos valores humanos e espirituais.   

            O laço se estabelece no campo afetivo e não intelectual, através da linguagem poética.  Através das associações poéticas intensifica-se a emoção, tornando o expectador um cúmplice desse processo de descoberta de significados possíveis. Essa é a forma pela qual o público pode ser colocado em  igualdade de condições com o artista. ?E, na verdade, do ponto de vista do respeito mútuo, só esse tipo de reciprocidade é digno dos procedimentos artísticos?  

            Por ser capaz de perceber as ?ligações imponderáveis dos fenômenos ocultos da vida?, onde reside a beleza poética da existência, está ao alcance do artista criar ?incalculáveis tesouros espirituais?. É o que faz quando consegue estabelecer uma ligação orgânica entre suas impressões subjetivas e a representação objetivada em sua obra.

            ?Cabe ao artista aceitar que ele é criação do seu tempo e das pessoas em meio às quais vive? e não imaginar-se que se cria livremente. A arte pode cumprir um papel importante para o desenvolvimento moral da sociedade expressando as aspirações e esperanças humanas. Frivolidades, objetivos utilitários e pragmáticos são inadmissíveis

            O que importa não é a personalidade do artista, nem os seus valores pessoais; o artista, para Andrei Tarkovski, deve estar a serviço de uma idéia geral de caráter superior, universal. O que não significa esquivar-se da ?sujeira? do mundo, mas usar a imagem artística como uma metonímia, onde uma coisa é tomada por outra numa linguagem simbólica, capaz de atingir o expectador pela sua subjetividade.  A dignidade do artista, que lhe confere o direito de criar, resulta da sua fé na própria vocação, da sua presteza em servir e da sua recusa em fazer concessões que firam os princípios elevados que devem nortear o seu trabalho. ?As obras-primas nascem da luta travada pelo artista para expressar seus ideais éticos?

            Em seus filmes, Andrei Tarkovski tenta substituir a causalidade narrativa por articulações poéticas que revelam, sobretudo, o mundo introspectivo e a densidade afetiva de seus personagens, com os quais nos identificamos em nossa frágil humanidade.


Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- Questões De Arte: O Belo, A Percepção Estética E O Fazer Artístico
- O Que é Literatura
- O Homem E A Arte
- Qua é O Papel Do Belo Na Arte Contemporânea? - Blogpaedia.blogspot.com
- Abstracionismo
- Que é A Literatura?
- O GuardiÃo Da Arte: Entrevista De Robert Hughes

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online