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Imagem E TEXTO




IMAGEM E TEXTO

Por muitas vezes se ouve dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, entretanto, esta suposta superioridade visual requer maiores argumentos. Uma imagem é basicamente uma síntese de traços, cores, e tantos outros elementos visuais em simultaneidade. Afirmar que certas imagens dizem mais do que palavras não é falso. Falso é sustentar que qualquer imagem vale mais do qualquer palavra, e isso é descartar qualquer hipótese de falha da visão humana, da percepção e interpretação do que se vê. É também retirar das palavras sua capacidade de impactar, emocionar, chocar... Toda imagem tem uma história, possui um contexto, que em sua maioria é documentado em texto que se formam através de palavras, e isso estabelece nada mais nada menos que uma íntima relação entre Palavra e imagem. É possível enxergar pintura na poesia e poesia na pintura.

Se o poeta trabalha a sintaxe enquanto disposição das palavras e das frases, sua pontuação como forma de entonação ou não pontuação, o pintor irá trabalhar a disposição dos elementos enquanto perspectiva ou a tonalidade das cores, ambos com o objetivo de melhor expressar transmitir sua arte.

Se o pintor tem como meio material a tela, o pincel e as tintas, o poeta tem a caneta e papel. Não possui a técnica de dispor cor sobre cor sobre a tela, mas tem a técnica de dispor palavra por palavra que possuem a capacidade de fazer qualquer leitor jurar que está vendo tal cor diante de seus olhos. Em contraponto o pintor tem a capacidade de dispor a beleza das cores, tom sobre tom, e enquadrar elementos de forma que dali se possa fazer surgir poesia. Estão a pintar palavra e compor quadros.

Qualquer imagem permite uma releitura, Alfredo Bosi afirma que: ?A imagem nunca é um ?elemento?: tem um passado que a constitui; e um presente que a mantém viva e que permite a sua recorrência?.

A experiência da imagem é anterior à palavra, as imagens se sustentavam como escrita num momento em que as letras não haviam nascido. Há que se pensar na instantaneidade da imagem. O caráter reminiscente da imagem é forçosamente maior do que o de um texto, e esse caráter independe da duração do material, depende da sensação que suscitam.

A apreciação de uma imagem ou de um texto se sustenta a princípio em dois momentos: no primeiro momento o sujeito depara-se com o que lhe é oferecido (cores, palavra...), no segundo memento ele desenvolve a sensação que lhes oferecem, usufruem prazer estético ou simples indiferença, tudo isso de acordo com experiências vividas e com bagagem cultural que possuem.



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