PUBLICIDADE

Página Principal : Filosofia


Por que Ler os Clássicos?



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança,

Todo mundo é composto de mudanças.

mudança:
vivemos dentro dela, mas não podemos vê-la... a não ser que preparemos o nosso olhar para enxergar além das aparências.

Notar a mudança das coisas nos permite manobrar a maquina do mundo; metáfora criada por Camões para definir a vida que cada um de nós vai construindo dentro das circunstancias em que nos cabe viver e transformar.

Os Clássicos devem ser lidos porque servem para entendermos quem somos e aonde chegamos... Mas para podermos ler os Clássicos, temos de definir de onde eles estão sendo lidos, caso contrario, tanto o livro quanto o leitor ser perderão numa nuvem atemporal que oculta o verdadeiro sentido da leitura.

O dia de hoje pode ser banal... Mas é sempre o ponto onde estamos para olharmos para frente ou para trás... Ítalo Calvino.


A mudança é a lei básica da vida: os tempos, cortinas, ideais, modas...Vão mudando constantemente, mas há algo que não muda, mas permanece: a natureza humana, as paixões que moram nos seres; as necessidades da alma: amor, ódio, inveja, ciúmes, individualidade, orgulho, luxuria, bondade, maldade, vontades de poder.

O amor, seja nas relações homem/mulher ou homem/Deus/Natureza, é a grande via pela qual o mundo, em caos, pode ser reordenado em novo cosmo. É preciso reordenar o mundo.

Nas grandes obras literárias, clássicas ou contemporâneas, tais paixões são sempre as mesmas, mudando apenas de época para época, ou de individuo para individuo; a forma de vivenciá-las ou de exteriorizá-las.

E a concepção de mundo muda, a medida que as pessoas encontram novas formas de viver, transformando os valores herdados, criando conseqüentemente, o progresso e a interessante evolução da Humanidade.

[email protected]




Veja mais em: Filosofia

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- A Queda Da Bastilha
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Limbo
- Sans-culottes
- QuestÕes Respostas
- Lutas De Garibaldi

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online