PUBLICIDADE

Página Principal : História


Joaquim nabuco e a Democracia



Pernambucano nascido em família aristocrática, Joaquim Nabuco tornou-se o mais expressivo defensor da luta abolicionista no período do Brasil Império. Escritor, jornalista, jurista e diplomata, produziu um conteúdo importante para o processo de reforma social da época, e traz agora - com o centenário de sua morte - um convite à reflexão sobre cidadania e desigualdades sociais no País.

Convivendo com o regime escravocrata, Nabuco preocupava-se com a questão educacional para a formação de uma sociedade liberal. Entendia que mesmo com a abolição, os efeitos colaterais do regime perdurariam, e que apenas por meio de um sistema educacional abrangente (contrário aos interesses da elite) seria possível que a população exercesse sua cidadania plenamente.

Sendo o Brasil um país cujos afrodescendentes e pardos constituem mais de 60%  da população, e que em sua maioria, não possui condições econômicas e geográficas de acesso à educação, as políticas de cotas e a expansão do sistema educacional em geral tornam-se cruciais para minorar a desigualdade do país. Estas propostas, entretanto, deveriam ser acompanhadas de outras medidas de cunho social, tais como: políticas de redistribuição de renda; reforma tributária; reforma agrária.

Os desafios frente a uma inclusão social efetiva são enormes. É necessário superar as conseqüências históricas, além das dificuldades contemporâneas típicas de um país multicultural em desenvolvimento. Ações públicas, privadas e iniciativas da sociedade civil são indispensáveis para podermos tornar a sociedade brasileira mais democrática, e mais próxima do ideal nabuquiano. 


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- AÇÕes Afirmativas E PolÍticas PÚblicas De InclusÃo Social
- Sistema De Cotas Nas Universidades - Solução Ou Problema
- O Brasil, Quase Lá?
- Educação Especial
- Políticas Públicas De Trabalho, Emprego E Renda - Uma Nova Realidade Para O Brasil
- Sobre Tributação E Distribuição De Recursos: E Sclarecendo As Dificuldades Do Crescimento Econômico
- Inclusão Educacional

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online