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Fédon - teoria pitagórica relativa à imortalidade da alma
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Por volta do século IV a.C. surgiu o Orfismo. É a partir desta doutrina que Pitágoras desenvolve a sua teoria acerca da imortalidade da alma e da metempsicose. Pitágoras acreditava que a alma era imortal, isto apresentava-se-lhe quase como uma base à sua teoria. Para além disso, defendia que esta se purificava ao longo do tempo. Isto devia-se, segundo Pitágoras, às sucessivas reincarnações em corpos vivos, até que a alma viesse a ter condições para se libertar de um cárcere (o corpo) sendo só assim possível atingir a felicidade. Pitágoras defendia que a purificação se devia ao saber. Este saber dava-se devido àquilo a que chama ?homens excepcionais? pois têm ?memórias excepcionais? recordando-se, assim, das suas vidas anteriores. Assim, a alma, ao migrar de corpo para corpo, iria apreendendo cada vez melhor o real e aprendendo com os erros da sua vida corpórea passada (metempsicose). A alma, ao longo das migrações entre os diferentes corpos, se o merecer alcança a felicidade da separação do corpo. Ao contrário de Platão, esta visão da imortalidade da alma não tem em conta a existência de um mundo das Ideias ao qual a alma ascende e no qual as contempla. Resumindo, Pitágoras considera a alma o princípio consciente, inteligente e imortal que tem como destino aquilo que provem de um estado de aperfeiçoamento constante. A alma ocupa diferentes corpos sucessivamente, assim, vai aprendendo com o passar do tempo (concepção homérica da alma). A alma recorda-se das experiências passadas nos corpos já ocupados, que já pereceram, e assim vai-se aperfeiçoando. É, portanto, a reincarnação da alma em novos corpos que permite a esta atingir o conhecimento. Pitágoras dizia que, como já referimos, ?homens excepcionais? com ?memórias excepcionais? eram capazes de se recordar das suas experiências passadas. Daqui advém a importância dada, por Pitágoras, à filosofia. Através desta consegue-se atingir esse nível de ?homem excepcional?.
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