PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Como falar em publico com sucesso



Como falar em publico com Sucesso

Pense nas inumeras vezes, que precisou expor suas ideias diante de um publico, e se encontrou completamente petrificado, apavorado; nas diversas ocasiões em que gaguejou e suou frio, exatamente no momento que precisava estar tranquilo e passar confiança.Agora me acompanhe em uma boa receita, de como transformar este terror em um momento agradavel, onde poderá expor todo seu potencial e se tornar um grande orador.
Uma apresentação nota 10:

1- Se possível na noite anterior, durma cedo, uma boa noite de sono é um ótimo começo, para que sua mente esteja relaxada, se for o caso, tome um chá relaxante.

2- Ainda antes da palestra, coma alimentos saudáveis, nada de comidas gordurosas e pesadas, evite a carne vermelha, e qualquer outra substancia que possa causar desconforto estomacal e fisico. Prefira sucos naturais a refrigerantes e jamais beba algo alcoólico, o álcool pode parecer um bom relaxante muscular, mas ele retira completamente o raciocínio que certamente fará falta em sua apresentação.

3- Escolha uma roupa adequada para a ocasião, mas se certifique que seja bem confortável, nada de sapatos e calças apertadas (você não irá querer ter mais este problema para se preocupar).

4- Minutos antes, confira as notas e os instrumentos que irá utilizar para desenvolver suas idéias, lembre-se de ter um copo com água sempre à mão.

5- O primeiro contato com o publico é essencial para o sucesso final, este sempre é o momento pico do pavor, comumente nos sentimos diante de juizes severos, prontos a nos analisar, buscando falhas em nosso comportamento; é como se qualquer deslize nosso, possa ser sentido imediatamente por eles; portanto, escolha entre os rostos um olhar ameno, e se concentre nele, sorria especialmente para esta pessoa, e sinta a simpatia sendo retribuída, muito provavelmente terá um sorriso em troca.

6- Tente se concentrar nesta pessoa por alguns segundos e percorra outros rostos, fazendo o mesmo, um a um, assim poderá perceber que sua platéia é constituída por seres humanos assim como você, portadores de qualidades e defeitos, mas humanos e prontos a serem simpáticos, como retribuição à sua gentileza.

7- Apresente-se com calma, relaxadamente. Busque ser natural ao ler os textos, como se estivesse lendo a um amigo, atento as pausas entre as palavras e às frases; os sinais como a vírgula, por exemplo, devem ser bem observados, enquanto estiver lendo, perceba o conteúdo do texto, entenda aquilo que esta lendo (isto é muito importante, pois ler mecanicamente, estragará qualquer brilhante redação).

8- Outra causa para o pavor é imaginar estar sendo enfadonho, cansativo e causar um levante a caminho da saída ou ainda arrancar bocejos estonteantes dos ouvintes entediados; para que isto não aconteça, esteja bem preparado, evite prolongar demais uma só idéia, busque ser pratico nas abordagens sem ser fútil; prepare sua palestra com o maximo de palavras comuns aos ouvidos de todos, isto não diminuirá o grau de intelectualidade dos textos, e facilitará muito a compreensão; se for possível intercale os textos com ilustrações, utilize fotos interessantes, bem coloridas ou de grande impacto, existem muitos outros objetos, que podem bem ilustrar apresentações, use sua criatividade mantendo as mentes dos telespectadores atentas ao tema abordado; com estas pequenas dicas conseguirá com certeza, manter a mais completa atenção de todos.

9- Quando estiver criando sua palestra, lembre-se de que as palavras não têm energia alguma, a não ser que criem ou façam surgir uma imagem. A palavra em si mesma nada possui. Pergunte-se sempre: "Quais as palavras que farão surgir imagens nas mentes das pessoas??.

10- Uma boa exposição não deve consistir de menos de cinco minutos ou exceder a uma hora, este é o tempo deve ser respeitado sempre, pois qualquer coisa que estiver fora disto, não será de boa qualidade. Finalize sua apresentação, sempre com um gentil agradecimento a todos presentes, sempre com um sorriso amigável (muito importante), pois estes ouvintes gostarão de ouvi-lo novamente em outra ocasião, acredite seu sucesso será reconhecido.

Acima de tudo confie em si mesmo, em sua capacidade; com tudo muito bem preparado com uma boa antecipação, terá a segurança, de que fará um excelente trabalho.

Autora : Silene Soares


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Como Ler 300% Mais Rápido Em 20 Minutos
- Guia Do Xaveco Para Homens
- Dicas Para Você Enfrentar O Medo De Falar Em Público
- Como Influenciar Pessoas E Atrair Amigos
- Um Guia Prático De Redação
- Um Guia Prático De Redação
- Desperte ! É Tempo De Falar Em PÚblico.

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online