PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Pragmática ? Actos de Fala Performativos / Constativos



PERFORMATIVO / CONSTATIVO (Conceitos de AUSTIN): Partindo do princípio que dizer pode ser fazer, Austin distingue actos de fala performativos por oposição a constativos. Exemplos: (1a) Eu te baptizo com o nome de Adamastor.(1b) Baptizei o navio com o nome de Adamastor.
Enunciados CONSTATIVOS (1b): tipo de Enunciado analisável segundo critérios de verdade e falsidade. São a descrição de uma acção ou acontecimento, de um estado-de-coisas, estando sujeitos à determinação do seu valor de verdade; são todas as afirmações que constatam, verificam ou descrevem uma realidade, passíveis de serem verdadeiras ou falsas. O enunciado (1b), surgindo na sequência normal dos acontecimentos posteriores a (1a), é constativo na medida em que copia a realidade, representa verbalmente um acontecimento, podendo deste modo ser verificado o seu valor de verdade, a partir da constatação da ocorrência desse facto.
Enunciados PERFORMATIVOS (1a): enunciados activos e de carácter contratual, criadores de um novo estado-de-coisas; fazem algo, são acções ou parte de uma acção. Ao enunciar (1a), o falante não descreve nem afirma a realização de uma acção: está a efectuá-la realmente. Os enunciados performativos não descrevem nem verificam algo, não são verdadeiros ou falsos, não são apenas o dizer ou afirmar, mas são parte da acção. Constituem a realização de uma acção.Embora os performativos não sejam analisáveis de acordo com os parâmetros verdadeiro e falso, podem ser descritos segundo critérios de felicidade e infelicidade. Para que a acção em causa corra bem, para que o enunciado performativo seja bem sucedido, feliz, devem ser satisfeitas determinadas condições (mesmo que nelas se incluam o realizar de outras acções ou o enunciar de outras palavras, para além das que efectivam a acção; por exemplo, partir a garrafa de champanhe contra o navio enquanto se dizem as palavras apropriadas). Condições necessárias: Surge assim a noção de condições necessárias ou circunstâncias apropriadas, e Austin concebe a DOUTRINA DAS INFELICIDADES: falhas contextuais que podem comprometer a correcta realização de um enunciado performativo. 6 condições necessárias: 1 ? Deve existir uma atitude, um procedimento convencional de comportamento e um efeito também


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Dicionário De Teatro - Acção Falada
- Pragmática - Dimensão Accional Da Linguagem
- Violência: Porque Existe?
- Metodologia Científica - Guia Para A Eficiência Nos Estudos
- Pragmática Da Comunicação - Conceito
- 300
- O Que é A Arte?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online