PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


O BARROCO



O BARROCO

PANORAMA HISTÓRICO

Na Europa

O estilo barroco é de origem controvertida. Pode ter nascido na Itália, mas criou raízes na Espanha entre poetas e pintores do século XVIII. A literatura barroca chega a Portugal em um período marcado por grandes tensões e mudanças. Portugal e Espanha tinham um único rei. Com o desaparecimento de D. Sebastião (rei de Portugal), Felipe II torna-se herdeiro do trono e consolida a unificação da Península Ibérica. Surge, então, o mito do Sebastianismo, crença segundo a qual os portugueses achavam que D. Sebastião não morrera na batalha de Alcácer-Quibir, na África, e voltaria em breve para retomar o trono português.
Além disso, nessa época, Portugal atravessa uma série crise econômica. O comércio com as especiarias orientais decai e a economia portuguesa declina, uma vez que os lusos não contam com as riquezas das colônias conquistadas.
O século XVII apresenta a reação da Igreja contra as idéias do antropocentrismo difundidas pelo Renascimento e contra a Reforma Protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico.
Esta reação da Igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se Contra-Reforma. Foi um movimento caracterizado pela censura de textos e idéias, com decisões elaboradas a partir do Concílio de Trento, ocorrido em 1545 a 1563. A unificação da Península Ibérica dá condições à Companhia de Jesus de combater com mais vigor as idéias da reforma protestante. O ensino passa a ser atribuição dos jesuítas. Qualquer avanço no campo científico-cultural passa pela censura eclesiástica. Tudo isso fez com que a Península Ibérica não acompanhasse o progresso científico da Europa. Portugal manteve-se alheio às idéias de Galileu, Copérnico, Newton e Descartes. Entre essas descobertas estão as leis da mecânica e o processo de circulação do sangue no corpo humano.
Nesse clima de profundas transformações de ordem social, política, econômica é que se desenvolve a estética barroca. O Barroco reflete a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, o espírito e a matéria, o céu e a terra, a pureza e o pecado, a razão e a fé.

No Brasil

Com a expansão do comércio, a economia mercantilista do Brasil-colônia, com toda a sua produção, volta-se para a Metrópole. A cana-de-açúcar, no Nordeste, atinge rapidamente seu apogeu, mas entra logo em declínio. Em Minas Gerais, a extração de minérios ? outra fonte de riqueza ? contribui para o desenvolvimento econômico.
Após a expulsão definitiva dos franceses (1615), ocorrem as invasões holandesas (1624 e 1630), e o Conde Maurício de Nassau administra as regiões ocupadas pelos holandeses (1637 ? 1644). O Nordeste passa por rápidas mudanças culturais e econômicas, através do contato com os holandeses, até sua expulsão em 1654.
É nesse contexto que a arte barroca surge, influenciada fortemente pelas tensões de sua época.

As Artes

Na pintura, é clara a influência do conflito entre razão e fé. As obras de arte demonstram essa dualidade através do uso de contrastes, como claro e escuro, luz e sombra, além da exploração das idéias de profundidade e de intensidade dramática. Na arquitetura, o estilo é retorcido, cheio de detalhes, exagerado, refletindo o próprio conflito vivido pelo homem desta época. A arte renascentista, baseada no equilíbrio, dá lugar a uma arte mais intensa, emocional, envolvente, que expressa as emoções de forma passional.

O Barroco na Literatura

A designação de barroco chega a ser ambígua, quando se quer classificar esse estilo de época. Assim, barroco é sinônimo de bizarro. Esse termo, segundo a crítica das artes plásticas, é sinal de mau gosto, de coisa absurda.
Para efeitos didáticos, podemos dizer que o Barroco ou Seiscentismo ? estilo literário do século XVII ? inicia-se em Portugal em 1580 com a unificação da Península Ibérica e vai até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana.
A literatura barroca é fruto do conflito característicode sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois pólos opostos: Igreja X pensamento renascentista / salvação X pecado / céu X inferno / espírito X carne / fé X razão.


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Www.suapesquisa.com/barroco
- Literatura E Humanismo
- Barroco Brasileiro
- Iluminismo
- Renascimento Cultural
- Crise Do Século Xvi
- Classicismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online