PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Autores Barrocos



AUTORES BARROCOS

Dos escritores que manifestaram tendências barrocas em suas obras destacam-se Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.

Gregório de Matos Guerra
(Salvador-BA, 1633 ? Recife-PE, 1696)

Faz doutorado em Direito, em Coimbra, e permanece mais de trinta anos em Portugal. Vem, então, para o Brasil, passando a viver na Bahia.
Gregório de Matos é o autor mais representativo da poesia desse período da nossa história literária. É poeta lírico, satírico e religioso. Em seus poemas manifesta aspirações religiosas, expressa o amor carnal e satiriza a sociedade baiana da época. Com isso, ganha a antipatia de inúmeras pessoas de seu tempo e é obrigado a partir em exílio para Angola.
Sua produção literária pode ser agrupada em três divisões temáticas:
a) poesia lírica: neste tipo de poema o poeta fala de suas fortes paixões e dos sofrimentos por amor.
Os sonetos de Gregório de Matos são bem elaborados. Por se um bom conhecedor da arte de fazer poesias, expressa seus sentimentos amorosos com grande habilidade e maestria.

b) poesia satírica: nela critica as autoridades da época, as mulheres de costumes indecorosos, os ricos senhores de engenho, os padres e os comerciantes pouco honestos.
Pelas suas sátiras, Gregório de Matos foi apelidado o Boca do Inferno, por sua habilidade em criticar personalidades e costumes de seu tempo.

c) poesia religiosa: o poeta, arrependido, pede perdão de seus pecados; sofre remorso por suas ações apaixonadas e insensatas; há sempre um conflito entre pecado e perdão.

Padre Antônio Vieira
(Lisboa-Portugal, 1608 ? Salvador-BA, 1697

Passou grande parte de sua vida no Brasil. Aos quinze anos entrou para Companhia de Jesus. Escreveu 15 volumes de sermões e inúmeras cartas (mais de 500). Em 1640, notabilizou-se pelo Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda, em que o autor coloca Deus como árbitro na luta entre portugueses e holandeses. Nesse sermão, Vieira mostra sua preocupação com os problemas sociais da colônia.
Em 1652, Padre Vieira está em São Luís do Maranhão, onde se ocupa da catequese dos índios. Aí escreve o Sermão de Santo Antônio aos Peixes, no qual ridiculariza, por meio de alegorias e comparações, os vícios dos colonos. Perseguido pelo Tribunal Inquisitorial, por pregar tolerância religiosa e divulgar idéias do Quinto Império do Mundo, é encarcerado e impedido de pregar.
Como orador foi notável; como clássico, primoroso; e como missionário, incomparável. No Brasil, defendeu a liberdade dos nativos e em Portugal, a liberdade dos judeus.
Foi um autêntico mestre da língua: pela firmeza e propriedade do léxico, pela musicalidade que dá aos seu sermões.
A obra de Vieira divide-se em:
a) profecias: obra de cunho nacionalista, em que acredita nas futuras glórias de Portugal, baseando-se na Bíblia; nessa obra, Vieira afirma sua crença no Sebastianismo.
b) cartas: nelas Vieira defende os judeus convertidos ao cristianismo (cristãos-novos), vítimas de todo o tipo de perseguições através da Inquisição;
c) sermões (cerca de 200): sua obra máxima. Criticando o cultismo, Vieira utiliza-se de raciocínios claros e bem elaborados, abordando vários temas:
a necessidade de pregar a palavra de Deus para que ela dê bons frutos;
a escravização dos indígenas, devido à ambição dos senhores de engenho;
as invasões holandesas e o desejo de vitória dos portugueses.
Padre Vieira, grande clássico nos sermões e nas cartas, foi também gongórico (embora tenha criticado o Gongorismo), por abusar das antíteses, dos trocadilhos, das hipérboles.


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Sermão Da Sexagésima
- A Guerra Dos Mascates
- A Vida De Santo AntÔnio
- Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810)
- Padre José De Anchieta (1534-1597)
- O Mundo Interior(ensaio Sobre Os Dados Gerais Da Filosofia Do Espírito)
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online