PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Dúvida Fonética - Visita, Filipe, Civil (2)



Estive a ler a vossa resposta em relação à questão dos "ii". O meu problema é a falta de uma referência. Onde posso encontrar referências em relação à regra exposta (que ii em sílabas seguidas, o primeiro lê-se /e/ mudo)?
- O primeiro i destas duas palavras pronuncia-se /e/ mudo, porque é da nossa própria natureza. É a pronúncia natural. A este fenómeno fonético chama-se dissimilação vocálica. O primeiro /i/ dissimila-se do segundo, isto é, torna-se dissimilhante, diferente.
Pedindo desculpa dum deslize, rectifico a minha resposta anterior:
Do conjunto de palavras em que se pronunciam os ii como ii e não como e-i retiro as seguintes, porque a pronúncia varia: ?felicíssimo?, ?filhinho?, ?estilista?.
Podem-se consultar os seguintes livros sobre o assunto:
?Compêndio de Gramática Histórica Portuguesa?, 2ª. edição, de José Joaquim Nunes, págs. 158 - 161; ?Lições de Filologia Portuguesa?, 2ª. edição, de José Leite de Vasconcelos, págs. 213 - 222; ?Elementos para um Tratado de Fonética Portuguesa?, de Rodrigo de Sá Nogueira, págs. 134 e seguintes.
Termino, transcrevendo as seguintes palavras de Augusto Moreno no seu livro "Como Falar, Como Escrever", volume I, sobre a pronúncia de militar emilímetro: "A naturalidade e os fonetistas recomendam /melitar/ e /melímetro/, empregando-se correntemente a dissimilação, contanto que o /e/ não se coma, dizendo /m''litar/ e /m''límetro/. A pronúncia com os ii espremidinhos é afectada e às vezes intolerável. Mas há quem goste de, com os ii nas pontinhas, fazer uma visita ao sr. Filipe no Governo Civil ou no Comando Militar." (pág. 150).
José Neves Henriques


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Dúvida Fonética - David, Madrid
- A Língua Portuguesa No Mundo
- Dúvida Fonética - Beja
- A Língua De Eulália
- 21 De Maio _ Dia Da Língua Nacional
- Idiomas Irmãos
- Dúvida Fonética - Bolsos

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online