PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Espanho ou Portugues?



ESPANHOL OU PORTUGUÊS?Resenha de duas línguas irmãs



Por Hérland Abdias Vilchez P.
Conta uma antiga lenda, que dois garotos irmãos, filhos do mesmo pai, quando viraram homens, cada um deles curiosamente, ficaram apaixonados pela mesma moça. Esse inconvenente fez que os irmãos brigassem, ao ponto de chegar a se afastar um do outro. Com o tempo, cada um deles acabou povuando regiões distintas, mas vizinhas ao mesmo tempo. Se diz que um deles foi o pai da actual Espanha, e o outro, pai da actual Portugal
¹.
Lenda ou verdade, o certo é que a historia do Espanhol e do Português, é muito apaixonante. De fato, as origens destas línguas serão vistas na presente redação.
O Latim, língua indoeuropeia:
Entende-se por ?indoeuropeio? as línguas que são originarias da Europa primitiva. O latim foi falado no império romano durante muitos séculos. O latim falado pela clase dominante romana é conhecida como ?Latim Culto?, e o latim falado pelo povo em geral, é conhecido como ?Latim Vulgar?.
É sabido que os romanos comquistaram muitos povos menores, a migração do exército romano para essas novas localidades (chamadas posteriormente pelo império com o nome de PROVINCIAS), e a misturança racial e cultural com esses povos comquistados, deram origem a novas expressões lingüistas, e novas variações do popular Latim Vulgar.
Sob o governo do emperador Trajano o império alncaçou seu maior tamanho e conquista o que hoje é o sul da Inglaterra (Bretanha), o imperio atingiu o sul da Europa, Mediterraneo, Egito, Norte da Africa, Galia, parte Germania, Bretanha, Mesopotamia (atuais Bulgaria, Romenia, Grecia e Turquia).

¹ Lendas y contos românicos: entre a verdade e a tradição popular.
BURGOS, Bernardo. Ed. Pirâmide, 1984, Barcelona; 354-359 pp.






Máxima extensão do Império Romano (Ano 117
, após a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo)


Para dar honor e dignidade aos historiadores e aos linguistas, preciso dizer que quando o imperio romano alcançou sua maior extensão (ano 117 d.C.), o grego era a língua mais falada nos territórios ORIENTAIS, e o latim progredia pouco nestes territórios, mas nos territórios OCIDENTAIS
era a língua mais falada.
Porém, nosso interesse é saber quando e cómo é que o espanhol e o potugues surgem como linguas propriamente ditas, bom, de todas as provincias anexadas ao imperio, tinham duas particularmente vizinhas e irmãs (ver o desenho superior), a provincia chamada HISPANIA
e a provincia GALLIA
faziam parte da região denominada IBERIA
.
Hispania e Gallia: Origens do Espanhol e o Português:

A origem das línguas românicas se encontra nesse ?latim vulgar? que temos lido anteriormente, transformado e fragmentado nas diferentes privincias da Roma imperial.
O parentesco do espanhol e do português começa precisamente nos primeiros séculos da ressurreição do nosso Senhor. Considerando que as províncias Hispania e Gallia, eram próximas, os casamentos familiares erão muito praticados entre essas duas províncias. O eslabon que une as nossas duas línguas é:
Esapanhol-galego
e o Galego-portugues


ESPANHOL:


Classifacação genética:


Indo-européia

Itálica
Românica
Ítalo-ocidental
Ocidental
Galo-ibérica

Ibero-românica
Ibero-ocidental
Castelhano ou espanhol


PORTUGUÊS:


Classifacação genética:


Indo-européia

Itálica
Românica
Ocidental
Galo-ibérica

Ibero-românica
Ibero-ocidental
Galaico-português
Português
Segundo a calssificação genética destas, temos a seguinte referência:

Na Península Ibérica, a presença da língua latina durou ao redor de doze séculos. A separação definitiva do espanhol e do portuguê vem a acontecer aproximadamente nos séculos VIII a IX da nossa era.
O Português:

A língua portuguesa, que tem como orígem a modalidade falada do latim, desenvolveu-se na costa oeste da Península Ibérica (atuais Portugal e região espanhola da Galiza, ou Galícia) incluída na província romana da Lusitânia. A língua falada na região é o romance, uma variante do latim que constitui um estágio intermediário entre o latim vulgar e as línguas latinas modernas (português, castelhano, italiano e francês). Durante o período de 409 d.C. a 711, povos de origem germânica instalam-se na Península Ibérica. O efeito dessas migrações na língua falada pela população não é uniforme, iniciando um processo de diferenciação regional.
A partir de 711, com a invasão moura da Península Ibérica, o árabe é adotado como língua oficial nas regiões conquistadas, mas a população continua a falar o romance. No período que vai do século IX (surgimento dos primeiros documentos latino-portugueses) ao XI, considerado uma época de transição, alguns termos portugueses aparecem nos textos em latim, mas o português (ou mais precisamente o seu antecessor, o galego-português) é essencialmente apenas falado na Lusitânia.
No século XI, com o início da reconquista cristã da Península Ibérica, o galego-português consolida-se como língua falada e escrita da Lusitânia. Os árabes são expulsos para o sul da península, onde surgem os dialetos moçárabes, a partir do contato do árabe com o latim. Em galego-português são escritos os primeiros documentos oficiais e textos literários não latinos da região, como os cancioneiros (coletâneas de poemas medievais) da Ajuda, da Vaticana e Colocci-Brancutti, que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional de Lisboa.
À medida que os cristãos avançam para o sul, os dialetos do norte interagem com os dialetos moçárabes do sul, começando o processo de diferenciação do português em relação ao galego-português. A separação entre o galego e o português se iniciará com a independência de Portugal (1185
) e se consolidará com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385
dos castelhanos (habitantes de Castela) que tentaram anexar o Portugal à Espanha.

Trecho de poesia medieval portuguesa:


Das que vejo
non desejo
outra senhora se vós non,
e desejo
tan sobejo,
mataria um l


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Origem Das Línguas Românicas
- Novo Manual Didático De Pesquisas
- Romania, Romano E Romance
- Língua Portuguesa -(dic. Ilustrado)
- A Lingua Portuguesa E A Unidade Do Brasil
- O Indo Europeu - Tronco Comum
- As Línguas Mais Faladas Do Mundo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online