PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


Dúvida Fonética ? Preposições e Pronomes Pessoais



ATRACÇÃO EXERCIDA PELAS PREPOSIÇÕES SOBRE OS PRONOMES PESSOAIS COMPLEMENTARES ? Sempre que um verbo, regido pela preposição, anteceda um infinito, ligado a qualquer forma do pronome pessoal atónico, este será normalmente colocado o mais próximo possível dessa preposição. Exemplos: "Gostaria de te falar a sós...", "Estou preparado para te ouvir confessar o disparate que fizeste..." e "Até se desvendar a verdade sobre o assunto, muita gente ainda será incomodada".
Às vezes surgem, porém, exemplos contraditórios desta regra na prosa de autores consagrados, como Camilo Castelo Branco, facto que não nos obriga, como é óbvio, a imitá-los: "Queria ter padecido mais para convencer-me de que és a minha recompensa..." (trecho das "Cenas Inocentes da Comédia Humana", página 160, 5ª edição). Noutra obra do mesmo autor, encontrámos também esta redacção espúria, com o Pronome complementar em posição deslocada: "O seu advogado lia a declaração, e carecia de coragem para impugnar-lhe a validade..." ("O Bem e o Mal", página 198, edição de 1978).
Ora, para que as frases daquele escritor ficassem impecáveis na sua redacção, os pronomes oblíquos /me/ e /lhe/ teriam de ser colocados logo a seguir à preposição ?para?, e não após os verbos no modo infinitivo.
É desculpável, porém, em casos semelhantes, recorrer-se à deslocação pronominal, desde que se procure evitar sons desagradáveis ou cacofónicos. De qualquer maneira, com um pouco de cuidado, será sempre possível evitar o embate de sílabas dissonantes, sem transgredirmos as normas gramaticais.


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Figuras De Estilo - Recursos Estilísticos (parte 1, De A A G)
- Limbo
- A Queda Da Bastilha
- Miscigenação No Brasil
- Ouro De Aluvião
- O Gênero & A Palavra Lírico

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online