PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


O Indo Europeu - Tronco Comum



Há mais de 7000 anos, houve invasores, provenientes das zonas mais recônditas da região do Mar Negro, que ao longo de vários milénios atravessaram todo o continente europeu. Através do contacto com povos com que depararam, as suas línguas foram-se diversificando, hoje em dia o panorama linguístico do Ocidente apresenta uma diversidade dificilmente perceptível através das fronteiras políticas. A maior parte das línguas da Europa pertence à família indo-europeia, que se propagou mais para oeste chegando ate ao Atlântico, quando o castelhano, o português, o inglês e o francês se tornaram as línguas dominantes das Américas.
A par destas quatro línguas que partiram à descoberta do mundo, existiam outras, de entre as quais o grego, as línguas provenientes do latim, as línguas germânicas e as eslavas, as célticas e o basco. O panorama actual das línguas e o reflexo da história dos povos que a modelaram. Os linguistas sustentam o postulado de que um grande número das línguas da Europa e da Ásia ? do inglês ao russo, do albanês ao grego, do hindu ao persa, do arménio ao curdo - provêm da mesma língua de origem, designada por indo-europeu.
Não se trata de uma língua atestada em termos históricos, devido à inexistência de documentos escritos em indo-europeu, esta língua remonta a uma época em que a escrita ainda não tinha sido inventada.


Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- As Línguas Mais Faladas Do Mundo
- Idiomas No Mundo
- Introdução Aos Estudos Lingüísticos: Filologia E Comparativismo
- Os Caçadores Da Língua Perdida
- Origem Das Línguas Românicas
- Mega Bloco - As Línguas
- Línguas Da Indonésia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online