PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


À procura do idioma universal



Por causa das diversas línguas existentes no mundo, o intercâmbio entre os povos ainda é bastante difícil e a procura de um idioma comum causa grandes controvérsias.
Nesta torre de Babel chamada Terra existem cerca de três mil línguas diferentes. A metade da população mundial se comunica em chinês, inglês, espanhol, russo, árabe, indu e português. Já é necessária a introdução de uma língua para a humanidade. No entanto, esta idéia, não é tão fácil de ser colocada em prática.
As tentativas de fabricar um meio de expressão artificial são antigas, como o solresol, o Volapuk e o Tutônico. Surgiram ainda várias inovações lingüísticas, entre elas uma feita a partir da combinação do grego clássico, latim e chinês. Nos Estados Unidos, apareceu a idéia de promover um inglês básico, composto por 850 palavras.
O esperanto, um dos idiomas inventados (1887) é formado pela síntese de várias línguas européias. Sua gramática se resume a dezesseis regras, garantindo a aprendizagem no prazo de um ano.. Atualmente, é empregado, por dez milhões de pessoas em todo o planeta. Um grande número de romances e peças de teatro foi escrito originalmente em esperanto, para o qual já foram traduzidas cerca de dez mil obras da literatura universal. Emissoras de rádio de Viena, Varsóvia, Pequim, Berna, Roma, Sofia e Zagreb transmitem programas neste idioma.
Apesar de tudo, o esperanto não alcançou seu objetivo, pois os países que possuem o predomínio econômico e político impõem sua língua nas áreas em que exercem influência. O inglês, devido ao predomínio político e econômico dos Estados Unidos, se converteu em idioma quase universal. Um em cada quatro habitantes do planeta pode se entender, mais ou menos bem, nesta língua. Mas os chineses (mais de um bilhão de habitantes) e os soviéticos (277 milhões) se negam a acertá-la; e os dois países somam mais do que a quarta parte da população mundial.
Todos os matemáticos e todos os químicos são capazes de entender os resultados dos trabalhos de seus colegas. Todos os músicos têm condições de escrever, ler e interpretar qualquer partitura. Na era da eletrônica, somente alcançará a plenitude quando todos os computadores se expressarem com a mesma linguagem.
Em épocas passadas, a língua cosmopolita foi o latim; com ela se expressavam as pessoas mais cultas, os estadistas, a Igreja. .O homem conquistou o espaço e ensinou os computadores a falar, mas não superou a história bíblica da torre de Babel.



Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Afinal, Para Que Serve O Esperanto?
- As Línguas Mais Faladas Do Mundo
- Idiomas No Mundo
- Www.lernu.net/
- O Porquê De Aprender O Espanhol Como Segunda Língua
- O Indo Europeu - Tronco Comum
- Origem Das Línguas Românicas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online