PUBLICIDADE

Página Principal : Linguística


www.lernu.net/



Eu e minhas idéias ,como sempre!

Minha curiosidade inunda até minhas células mitocondriais,por isso não me contento com a aprendizagem básica de sempre de Inglês,Espanhol e Francês.Não estou desmerecendo a importância dessas línguas,mas vou confessar que sou chegada a um exotismo! Diz-se no meio exotérico que o Esperanto é a língua dos Anjos! Não custa nada dar uma olhadinha no portal que conta com técnicas que realmente nos enchem os olhos e com simpáticos personagens para nos auxiliar!

Lernu!É um portal que possui informações a respeito do Esperanto como língua e como fenômeno, muitos cursos e suportes para o seu aprendizado. O principal objetivo do portal é auxiliar os internautas que queiram com facilidade e gratuidade informar-se a respeito da língua e aprendê-la. No portal encontram-se cursos de diversos níveis, dicionários em muitas línguas, uma visão geral da gramática, histórias com sons e figuras, mensageiro instantâneo para comunicação direta,ou seja,tem um chat,para que os participantes possam se comunicar,ao mesmo tempo em que testam seus conhecimentos em Esperanto.

O próprio site,num breve resumo lista-nos o que há de interessante na língua,porque aprendê-la,seu valor histórico,enfim,motivos é que não faltam para ininciar imediatamente os estudos.Vamos a eles?

O que é o Esperanto?

É uma língua sintética,uma fusão de várias outras linguas existentes. É muito útil para a comunicação internacional.

Importantes características do Esperanto:

Internacional: O esperanto principalmente é útil para a comunicação entre pessoas de diversas nações que não têm uma língua paterna comum.

Neutra: Ele não pertence a nenhum povo ou país em especial e por isso funciona como uma língua neutra.

Igualitária: Quando usamos o Esperanto, sentimo-nos mais iguais do ponto de vista linguístico, se compararmos por exemplo com o uso do inglês para se falar com uma pessoa que tem o inglês como língua pátria.

Relativamente fácil: Graças à estrutura e construção da língua, é normalmente muito mais fácil começar a dominar o esperanto do que qualquer língua nacional estrangeira.

Vivo: Esperanto evolui e vive igualmente como outras línguas e através dele é possível expressar os mais diversos aspectos do pensamento e sentimento humanos.

A idéia interna do Esperanto é: sobre um fundamento linguístico neutro derrubar os muros entre os povos e acostumar os homens a ver no seu próximo apenas um ser humano e um irmão"

A idéia básica do Esperanto é sustentar a tolerância e o respeito entre os homens de povos e culturas diversas. A comunicação de fato é parte essencial da compreensão recíproca, e se a comunicação acontece através de uma língua neutra, isso pode ajudar a que as pessoas se sintam em igualdade de condições e de respeito umas às outras.

O site ainda apresenta o que se pode de chamar de a História do Esperanto,desde sua intenção até a sua utilização,conforme podemos observar nos fragmentos:

O Esperanto foi iniciado por L.Zamenhof no final do século 19 através de um livrinho chamado "Lingvo Internacia."



Pessoas desejosas de um contato internacional iniciaram o aprendizado da língua e começaram a usá-la. Assim nasceu o Esperanto na Terra. Pouco a pouco ele estabilizou-se e evoluiu para uma língua usada e apreciada por muitas pessoas em muitos países.

Zamenhof apresentou a língua em 1887 e durante os primeiros cem anos ela pouco a pouco se espalhou pelo mundo. Os princípios básicos da gramática, formação de palavras e pronúncia não mudaram, mas o sentido de algumas palavras sim, e introduziram-se muitas novas raízes. Cem anos não é um longo tempo para uma língua! Mas já durante esse tempo muitas pessoas usaram-na, assim contribuindo para a sua evolução natural.

Naturalmente,por ser uma língua sintética,surgem em nossas cabeças,dúvidas quanto à sua utilização,ou seja,se alguém realmente a leva a sério,e mais uma vez o site se pronuncia a favor de sua língua:

Quantas pessoas falam em Esperanto?

Ninguém sabe realmente... Não são muitas, se compararmos com as "grandes" línguas, mas são em número suficiente para possibilitar a você usar a língua de muitas maneiras. Com quais línguas o Esperanto mais se parece?Depende do ponto de vista...

Muitos radicais são originários das línguas européias, mas a gramática do Esperanto tem vários aspectos, os quais não são típicos de línguas européias mas fazem com que ela seja algo semelhante, por exemplo, ao turco, ao kiswahili ou ao chinês.

É fácil aprender Esperanto?

Se compararmos com as línguas nacionais, sim. Mas, como sempre, depende do próprio indivíduo e de quantas línguas ele já fala. Porque chamamos a língua de Esperanto?No começo a língua se chamou Lingvo Internacia - a língua internacional.

E finalmente o site responde uma pergunta que não quer calar: O que significa Esperanto?

Quando Zamenhof apresentou a língua ele usou o pseudônimo Doktoro Esperanto (significa "doutor que tem esperança"). Assim algumas vezes as pessoas usaram o nome "a língua do Dr. Esperanto", em seguida apenas "Esperanto" e esse é o nome usado atualmente.

O que realmwente é fantástico no Esperanto é que possui até mesmo,bandeira que o identifique!

O Esperanto tem algum símbolo?Sim, existem alguns. A estrela verde é o mais antigo. Ela é usada também na bandeira do Esperanto. A cor verde é o símbolo da "esperança" e a estrela de cinco pontas o é dos cinco continentes.

Geralmente quem está envolvido com Esperanto,gosta muito da disciplina de Linguística,com a qual esta língua está intimamente ligada,pois a maioria dos conceitos desta podem ser aplicadas ao Esperanto.

É uma língua que proporciona aos seus adeptos um grande leque cultural,envolve organizações mundo afora.



Veja mais em: Linguística

Artigos Relacionados


- Esperanto, A Língua Universal
- À Procura Do Idioma Universal
- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Preconceito Lingüístico
- A Língua Portuguesa No Mundo
- O Indo Europeu - Tronco Comum
- Política Da Segunda Língua

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online